Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

KW4, mais um asteroide que vem aí para assustar

Foto/Reprodução
Bartô Granja

Um asteroide gigantesco passará pela Terra neste sábado (25). Ele é tão grande que até tem uma lua própria em sua órbita. A Nasa calcula que o corpo celeste, batizado de 1999 KW4, pode ter um diâmetro de até três quilômetros.

Trata-se de um asteroide que, contra quem quer que se choque, será capaz provocar destruição em massa. Com certos ângulo e velocidade, esta colisão catastrófica teria o poder de alterar o clima da Terra. Algo semelhante ao que contribuiu para a extinção em massa dos dinossauros.

O asteroide se aproximará do nosso planeta a partir das 20h do horário de Brasília e atingirá a velocidade incrível de 21,51 km/s. Seu gigantesco tamanho permitirá que ele seja visto a olho vivo.

No entanto, na sua aproximação mais próxima, o corpo celeste estará a quase cinco milhões de quilômetros da Terra, ou seja, a cerca de 13 vezes a distância até à Lua.

“O corpo principal do 1999 KW4 tem cerca de 1 mil 300 metros de largura, mas na verdade é uma forma bastante complexa […] Ele é ligeiramente achatado nos polos e tem uma cordilheira ao redor do equador, que contorna todo o asteroide”, explicou o Observatório Las Cumbres.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente