Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Lá vem ele aí de novo, passando para assustar

Bartô Granja, Edição

O asteroide gigante 2006 QQ23 deverá aproximar-se da Terra neste sábado, 10. Ele tem um diâmetro de 569 metros – mais de três vezes a altura da estátua mais alta do mundo, a Estátua da Unidade na Índia – e deve passar pela Terra a uma velocidade de 26.740 quilômetros por hora.

A rocha espacial terá uma distância mínima de interseção orbital (MOID) de 7,4 milhões de quilômetros da Terra, que é de cerca de 0,049 unidades astronômicas. O MOID é uma medida em astronomia usada para determinar riscos de colisão entre objetos astronômicos e é definida como a distância entre os pontos mais próximos das órbitas de osculação de dois objetos.

Segundo a NASA , “Asteroides Potencialmente Perigosos (PHAs) são atualmente definidos com base em parâmetros que medem o potencial do asteroide para fazer aproximações ameaçadoras da Terra”.

Todos os asteroides com MOIDs de 0,05 unidades astronômicas ou menos e diâmetros superiores a 130 metros são considerados PHAs. Assim, o Asteroide 2006 QQ23 é tecnicamente considerado um PHA, embora não se espere que represente qualquer ameaça à Terra.

De acordo com o Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA (CNEOS), o Asteróide 2006 QQ23 é classificado como um asteroide Aten, o que significa que seu caminho ocasionalmente se cruza com o caminho da Terra enquanto os dois orbitam o sol.

O asteroide foi observado pela primeira vez pelo CNEOS em 21 de agosto de 2006, e a última vez que voou perto da Terra, a uma distância de 0,40781 unidades astronômicas, foi em 17 de janeiro de 2017. O asteroide deverá fazer outro passe em 15 de fevereiro 2022, quando serão cerca de 0,40769 unidades astronômicas da Terra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente