Curta nossa página


Antropoceno

Lago no Canadá marca novo capítulo da história da Terra

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução/Nasa

Um grupo de cientistas revelou na terça-feira, 11, que Crawford Lake, em Ontário, Canadá, foi escolhido como um marcador primário do início da época do Antropoceno. A equipe internacional de pesquisadores escolheu o local que melhor representa o início do que pode ser uma nova época geológica. O Grupo de Trabalho vê o lago como uma Seção e Ponto Global de Estratotipo de Fronteira (GSSP) para a nova era, disse a Universidade de Southampton.

O Antropoceno é uma época geológica proposta que teve início em meados do século 20, quando os humanos começaram a ter um impacto significativo na Terra. O secretário do grupo de trabalho, Simon Turner, observou que os sedimentos do fundo do lago fornecem um registro das mudanças ambientais durante os últimos milênios. Ele disse que as mudanças sazonais na química e ecologia da água criaram camadas anuais que podem ser amostradas para vários marcadores da atividade humana histórica.

Os cientistas reuniram seções de amostras de vários lugares ao redor do mundo e as pesquisaram em vários laboratórios, de acordo com o comunicado. Eles descobriram que um marcador chave da influência humana no meio ambiente é a presença de plutônio. Outros indicadores geológicos do impacto humano incluem altos níveis de cinzas de usinas movidas a carvão e altas concentrações de metais pesados ​​e materiais plásticos, de acordo com o comunicado.

“Das centenas de amostras analisadas, o núcleo de Crawford Lake foi proposto como o GSSP, juntamente com locais de apoio secundários que mostram registros semelhantes de impacto humano em alta resolução”, disse o comunicado da universidade.

Crawford Lake é um lago pequeno e profundo é uma área de conservação protegida no sul de Ontário, Canadá, como parte de uma Reserva da Biosfera da UNESCO. O lago começou a atrair o interesse de cientistas na década de 1970, quando arqueólogos começaram a procurar sinais de assentamentos indígenas e encontraram milhares de artefatos, segundo a mídia.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.