Curta nossa página


Medo dos chineses

Land Rover guarda segredo dos lançamentos para evitar cópias

Publicado

Autor/Imagem:


Marcus Castro, Edição

Depois da Volkswagen, Porsche e Smart terem sido alvos das cópias chinesas, a Land Rover está tomando medidas para evitar ser imitada pelos orientais. A fabricante britânica viu os chineses lançarem, em 2015, o LandWind X7 uma réplica idêntica ao Ranger Rover Evoque.

A nova técnica da empresa provavelmente deixará os fãs mais tempo no escuro, sem saber qual serão os próximos lançamentos. O chefe de design da companhia, Gerry McGoven, disse estar “cauteloso quanto a exibir os novos conceitos” nos próximos anos, temendo as imitações da China. A ideia da Jaguar Land Rover é evitar que os orientais consigam produzir as cópias após a divulgação dos protótipos e antes da produção.

“Nós estamos nervosos quanto a exibir os novos carros alguns anos antes deles serem lançados, o que daria tempo para que a ideia seja copiada”, afirmou o diretor para o site Autocar.

Um porta-voz da empresa reiterou a importância de se manter o segredo dos lançamentos. “O sucesso da Jaguar Land Rover está pautado justamente em seu design único e nos seus atributos de engenharia, o que nos leva acreditar que valerá a pena proteger todos os nossos mercados”, explicou.

O Evoque não foi o único carro da Land Rover a ser copiado pelo mercado chinês. O Hongqi LS5 é praticamente uma réplica do Range Rover Sport, enquanto que o elétrico Hanteng é bastante similar ao Jaguar i-Pace. Além disso, os chineses conseguem inundar rapidamente o mercado local com as cópias.

A preocupação da direção da fabricante britânica é com o próximo lançamento da companhia, o Defender. McGovern brincou com os detalhes do design da nova geração do SUV, dizendo que os engenheiros e designers da empresa estão com “sangue nos olhos” para fazer com que a nova versão se sobreponha aos modelos clássicos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.