Curta nossa página


Floquinho

Laura, de seis anos, dá aula de biologia à avó

Publicado

Autor/Imagem:
Eduardo Martínez - Foto Produção Irene Araújo

Há duas semanas, recebi uma ligação da Laura, minha neta. Ela estava preocupada, pois iria viajar com os pais para praia, mas não tinha com quem deixar o Floquinho.

— Floquinho?

— Sim, vovó!

— E quem é Floquinho?

— Mamãe não te contou?

— Não.

A mãe da Laura é a Maria Lúcia, minha filha. Somos muito próximas, o que não a impede de escamotear certas coisas de mim. Seja como for, há coisas que sempre caem no colo das avós e, já que somos as criaturas mais doces e pacientes do universo, precisamos absorvê-las como se fossem sinas.

— Meu filho, vovó!

— Filho?

— É, vovó!

— Hum! E como é esse seu filho?

— Ah, vovó! O Floquinho é a criatura mais linda do mundo!

— Tipo o quê, Laura?

— Tipo um hamster.

— Um rato?

— Não, vovó! Um hamster.

— Um rato, Laura!

Após ter que escutar uma aula de biologia da minha neta de seis anos, soube as diferenças entre hamsters e ratos. No entanto, ninguém me tira da cabeça que o tal Floquinho não seja um rato. E lá fui eu ficar com o meu bisneto de última hora simplesmente porque a Laura iria passar as férias com a família em um hotel em frente à praia.

A princípio, foi ódio à primeira vista. Gente, como é que alguém pode achar aquele bicho bonito? E que nome mais desapropriado! Floquinho? Floquinho me lembra de Natal, e aquele rato me pareceu mais um presente de grego.

Dizem que o tempo é o senhor da razão. Bem, no meu caso, parece mais com a senhora da emoção, pois, já no terceiro dia na companhia do Floquinho, comecei a notar a sinceridade em seus olhos tão vívidos. E não é que o danado é mesmo bonitinho?

O Floquinho e eu, desde então, nos tornamos tão próximos, que passei a lhe contar histórias dos meus tempos de criança. Posso até jurar que o menino presta atenção a tudo e, não raro, faz cara de felicidade sorrindo como se dissesse: “Vovó, a senhora é a melhor contadora de historinhas do mundo.” É óbvio que sorrio de volta para o mais novo membro da família. Gente, que ratinho mais lindo!

………………..

Eduardo Martínez é autor do livro 57 Contos e Crônicas por um Autor Muito Velho’

Compre aqui 👇🏿

https://www.joanineditora.com.br/57-contos-e-cronicas-por-um-autor-muito-velho

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.