Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Ipec indica 2º turno

Leandro aposta em Lula e na rejeição de Ibaneis para virada

Publicado

Foto/Imagem:
Pretta Abreu - Foto Júnior Rosa

Na quinta rodada de pesquisas sobre a sucessão no Distrito Federal, divulgada na noite desta terça, 27, o Ipec aponta pela primeira vez que a corrida ao Palácio do Buriti caminha para ser decidida no segundo turno. Essa possibilidade é grande, avaliam analistas políticos debruçados sobre os novo números: Ibaneis Rocha (MDB) não recupera os 46 pontos percentuais que tinha há 15 dias, contra os atuais 43%. Já Leandro Grass, da Federação PT-PV-PCdoB, cresce em ritmo forte. O deputado distrital, que tinha apenas 4% no início da campanha, saltou para o segundo lugar, com 16%.

A coordenação da campanha de Leandro Grass aposta que o candidato estará no segundo turno. A partir de agora, a estratégia será explorar o índice de rejeição de Ibaneis (25% – a maior entre todos os candidatos) contra apenas 14% de Leandro. Outro trunfo será o engajamento ainda maior de Lula na disputa em Brasília. O ex-presidente declarou em diferentes oportunidades que quer governar o Brasil com um aliado no Palácio do Buriti.

A disputa é acirrada pelo terceiro lugar, embora os analistas entendam que a decisão no segundo turno, considerado o quadro atual, será mesmo entre Ibaneis e Leandro. A distância do segundo para o terceiro colocado é grande: Izalci Lucas (PSDB), aparece com 9%, seguido de perto por Paulo Octávio (PSD), registrando 8%. No calcanhar deles, Leila Barros (PDT), que pontuou no Ipec com 6%. Devido a margem de erro, Izalci, PO e Leila estão tecnicamente empatados.

O próprio Leandro Grass está confiante numa virada no segundo turno. Logo após a divulgação os dado do Ipec, o candidato foi à redes sociais convidando o eleitor a acompanhá-lo em direção ao Buriti: Bora junto, pessoal! O segundo turno vem aí e nós vamos crescer muito mais. O Distrito Federal vai voltar a ser a capital da esperança.

A pesquisa do Ipec ouviu 1.504 pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-07755/2022.

Oscilação dos candidatos

Ibaneis Rocha 38% –  41% – 46% – 40% – 43%
Leandro Grass 4% –  7% – 8% – 13% – 16%
Izalci Lucas 5% – 5% – 5% – 5% – 9%
Paulo Octávio 9% – 9% – 9% – 8% – 8%
Leila Barros 8% – 9% – 9% – 9% – 6%

Publicidade
Publicidade