Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Verstappen na segunda fila

Leclerc larga na pole em Bakul, com Red Bull de Pérez ao lado

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Sergei Grigs

Deu Ferrari na pole para a largada do GP do Azerbaijão, que será disputado neste domingo, 12, no circuito de rua de Bakul. O monegasco Charles Leclerc mais uma vez impressionou na pista ao marcar o tempo de 1min41s359 e  confirmou sua sexta pole position de oito possíveis nesta temporada. Companheiros de Red Bull, Sergio Pérez e Max Verstappen completam as três primeiras posições.

Vice-líder da temporada, com 116 pontos, Leclerc segue tendo grandes desempenhos nos classificatórios. Esta é a 15ª pole position da carreira do monegasco, além de repetir o feito de 2021 sendo pole no Azerbaijão. Ele é o primeiro piloto a repetir uma pole em Baku. Seu companheiro de Ferrari Carlos Sainz chegou a liderar o início do Q3, mas terminou com o quarto melhor tempo.

“Muito bom, todas as poles são legais, mas esta foi especial porque eu não esperava. Pensei que a Red Bull estava melhor no Q1 e Q2, mas na última volta tudo deu certo para mim e consegui a pole. Eu estou bem animado para amanhã, o desgaste de pneus é muito forte aqui, precisamos controlar. Em Mônaco não fizemos isso muito bem. Depois dos problemas na última etapa, é muito bom ser pole aqui”, disse Leclerc.

Todas as etapas do treino classificatório deste sábado tiveram o quarteto formado por pilotos da Red Bull e da Ferrari muito próximos. A boa fase de Perez começou desde o último treino livre na manhã deste sábado e continuou quando o mexicano fez uma volta espetacular para liderar o Q2.

Vencedor do último GP de Mônaco, o piloto da Red Bull não conseguiu manter o melhor ritmo e ficou na segunda posição no definitivo Q3. Verstappen é o líder do campeonato, com 125 pontos, já Perez está em terceiro, com 110.

O Q1 foi dominado pela Red Bull, seguido pelos dois pilotos ferraristas. Lance Stroll encostou no muro após não conseguir fazer a curva, mas voltou normalmente para o Q1. O canadense avisou pelo rádio que poderia estar com a asa dianteira danificada, mas que não havia problemas, e voltou a bater em uma curva mais adiante, abandonando o Q1 de vez.

Durante o Q2, Sebastian Vettel foi mais um a exagerar na velocidade e parar na barreira em Baku após tentar fazer a curva, mas o alemão da Aston Martin seguiu na disputa. O Q2 terminou com eliminação para a dupla da McLaren e também da Alfa Romeo, além de Esteban Ocon, da Alpine.

Publicidade
Publicidade