Amizades valiosas
Licitação bilionária levanta suspeitas na publicidade do BB
Publicado
em
O Banco do Brasil acaba de concluir a licitação pública DISEC Nº 2025/0000014 (8558), destinada à contratação de serviços de marketing promocional. Mas o que era para ser um processo técnico e competitivo se revelou, segundo apurações de profissionais da propaganda, uma operação cuidadosamente desenhada para favorecer duas agências específicas: Terrua e Monumenta.
O edital foi estruturado de forma a garantir que essas duas empresas vencessem o Lote 1, avaliado em R$ 1,3 bilhão.Já o Lote 3, de 600 milhões criado com um escopo visivelmente esvaziado — voltado apenas para serviços de coffee break e logística — teria servido como distração para legitimar o processo, desviando o foco do real interesse: a ocupação dos dois lotes principais pelas agências ligadas à atual diretora de marketing do BB, Paula Sayão.
Donas da festa
A Agência Terrua Ltda. e a Monumenta Comunicações e Estratégias Sociais Ltda. venceram o Lote 2 com diferença de apenas 0,10 ponto, o que evidencia o grau de controle técnico sobre o resultado. Ambas assumiram o lote por exercício de preferência.
As duas empresas – é o que se comenta no mercado publicitário – têm ligações diretas com Paula Sayão, atual diretora de marketing do Banco do Brasil. Fontes confirmam que Sayão mantém relações com os sócios das duas agências, o que levanta sérios questionamentos sobre a lisura do processo.
A Terrua, inclusive, esteve diretamente envolvida na produção do “Janjapalooza”, evento festivo e midiático associado à primeira-dama Janja da Silva — que custou caro aos cofres públicos e está sendo investigado por possíveis irregularidades e favorecimento político.
O Lote 2, com valor estimado em R$ 600 milhões, teve como foco atividades periféricas, como fornecimento de coffee break e suporte logístico. A leitura nos bastidores é clara: esse lote foi incluído no edital como uma distração deliberada, para simular competitividade e despistar o real propósito da licitação, que era garantir o domínio da Terrua e da Monumenta sobre os dois principais contratos — responsáveis pela comunicação promocional do Banco do Brasil em território nacional e internacional.
……………………………
Marta Nobre é Editora Executiva de Notibras