Curta nossa página


Acesso a Kalinigrado

Lituânia bloqueia trens russos e pode virar novo alvo de Moscou

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

A decisão da Lituânia de proibir o trânsito ferroviário de mercadorias de e para Kaliningrado é “sem precedentes” e ilegal, e não ficará sem resposta, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “Esta decisão é realmente sem precedentes. É uma violação de tudo. Entendemos que ela está ligada à decisão tomada pela União Europeia – de estender as sanções ao trânsito. Também consideramos ilegal”, acentuou.

“Precisamos de uma análise séria e profunda para elaborar nossas decisões de resposta”, disse Peskov, acrescentando que esse trabalho será realizado nos próximos dias. Vilnius começou a impor a proibição do trânsito de mercadorias sujeitas a sanções da UE entre a Rússia continental e Kaliningrado no sábado. O governador Alikhanov disse que materiais de construção, produtos metálicos, carvão, cimento, produtos de alta tecnologia e outros bens seriam afetados.

“Consideramos que isso é uma violação muito séria… do direito de trânsito livre dentro e fora da região de Kaliningrado”, disse Alikhanov, e prometeu lutar para que as restrições sejam levantadas rapidamente. Enquanto isso, disse ele, as balsas entre Kaliningrado e São Petersburgo “lidariam com toda a carga” para evitar a escassez local, e aconselhou os moradores a evitar compras de pânico.

O ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, indicou que as restrições ao trânsito ferroviário foram introduzidas “após consultas com a Comissão Europeia e sob sua liderança”.

A senadora russa Olga Kovitidi alertou que o movimento de Vilnius “retornaria aos países bálticos” e afetaria a “mobilidade e as oportunidades” de seus moradores. A Lituânia “deu um tiro no pé” ao instituir seu bloqueio, disse.

Enquanto isso, o senador Andrey Klimov alertou que, se Bruxelas não resolver a situação imediatamente, “desautorizará [do lado russo] a legitimidade de todos os documentos sobre a adesão da Lituânia à UE e desatará nossas mãos para resolver o problema do trânsito para Kaliningrado qualquer forma que escolhermos.”

Klishas ecoou as preocupações de seus colegas, chamando as restrições de uma tentativa de estabelecer um bloqueio total e “uma violação da soberania da Rússia”.

Kaliningrado tem uma população de cerca de um milhão de pessoas e abriga a Frota do Báltico da Rússia. Moscou foi forçada a aumentar dramaticamente as defesas aéreas e antimísseis da região nos últimos anos devido à invasão das forças da Otan e a aliança pensando na necessidade de “tomar” o enclave russo.

A Lituânia fechou seu espaço aéreo para voos de aeronaves comerciais russas para Kaliningrado em fevereiro, forçando os aviões a voar pela região através do Mar Báltico. No mês passado, o parlamento da Lituânia decidiu retirar o embaixador do país e fechar seu consulado geral em São Petersburgo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.