Curta nossa página


Bielorrussos e iranianos

Lukashenko afaga aiatolás em meio à guerra na Ucrânia

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, desejou nesta terça-feira (21) ao presidente iraniano, Ebrahim Raisi, um feliz Nowruz ou o Ano Novo Persa, e enfatizou a necessidade de realizar plenamente o potencial para o desenvolvimento de uma parceria bilateral de longo prazo.

“No ano passado, nossos países realizaram vários eventos bilaterais importantes. Entre eles, visitas de alto e supremo nível, o crescimento do comércio e a recente celebração do 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas… É necessário implementar o potencial existente do roteiro assinado na semana passada para desenvolver uma parceria de longo prazo entre Minsk e Teerã”, disse Lukashenko.

O presidente bielorrusso também concordou com Raisi que a reunião anterior dos líderes no Irã, de 12 a 13 de março, foi um ponto de virada na melhoria da cooperação bilateral abrangente.

“Agradeço cordialmente por sua hospitalidade e aproveito a oportunidade para renovar meu convite a você para visitar Minsk a qualquer momento conveniente”, acrescentou Lukashenko.

As relações entre o Irã e a Bielo-Rússia prosperaram nos últimos anos, com base em sua ampla cooperação e divergências compartilhadas com os países ocidentais . Teerã confirmou sua disposição de ampliar a interação com Minsk, apesar das sanções impostas à Bielo-Rússia por seu apoio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.