Chega pra lá
Lula acusa Trump de chantagem e ataca os ‘traidores da pátria’
Publicado
em
Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar duramente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aproveitou para mandar um recado direto — ainda que sem nomeá-lo — ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula lamentou a existência de “traidores da pátria” no cenário político nacional.
“Esperávamos uma resposta, mas o que recebemos foi uma chantagem inaceitável, recheada de ameaças às instituições brasileiras e de mentiras sobre o comércio entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou o presidente, em referência à carta enviada por Trump, na qual o líder americano anuncia uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto.
Lula também fez uma firme defesa da independência do Judiciário. “Contamos com um Poder Judiciário livre. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa. Qualquer tentativa de interferência na nossa Justiça representa um grave atentado à soberania nacional”, disse.
Dirigindo-se indiretamente a figuras como Bolsonaro, que demonstraram apoio à taxação imposta por Trump, Lula criticou duramente os que torcem contra o país. “Minha indignação é ainda maior ao constatar que esse ataque ao Brasil conta com o apoio de políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria, que apostam no caos e no sofrimento do povo como estratégia política. Não se importam com os impactos econômicos nem com as consequências para a população.”
