Curta nossa página


A volta do fujão

Lula manda Ibaneis parar de brincar de moto com Bolsonaro

Publicado

Autor/Imagem:
José Seabra, Diretor-Editor - Foto Reprodução*

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou nesta segunda, 27, um recado curto e grosso para Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal: que o clima de tranquilidade reinante na capital da República não seja rompido na quinta, 30, data prevista para o desembarque em Brasília de Jair Bolsonaro, o ex-presidente fujão que buscou um autoexílio de três meses nos Estados Unidos.

A mensagem foi transmitida por um prócer palaciano. Os bolsonaristas estão convocando uma ‘grande motociata’ para recepcionar quem ainda consideram um mito. Ibaneis foi avisado que será diretamente responsabilizado por qualquer indício de distúrbio. E Lula, com os poderes que tem na mão, outorgados pela Constituição, não aceitará desculpas do tipo ‘o comandante (da PM) disse que o clima era de tranquilidade’.

Mais do que nunca, as leis de trânsito devem ser cumpridas. Nada de engarrafamento de vias previamente combinado; motociclista (e carona) sem capacete, será multado. Em casos de reação, deve ser dada voz de prisão por desacato à autoridade policial. E a moto, claro, recolhida ao depósito do Detran.

O gesto do presidente deixou o governador numa verdadeira sinuca de bico. Notibras ouviu de um interlocutor do Planalto a frase ‘abre esse olho, Ibaneis’, numa suposta referência ao fato de o governador ser vesgo – ele tem um problema na vista esquerda, provocado, em tese, por um AVC.

No mesmo recado, Ibaneis também teria sido lembrado que o inquérito dos ataques terroristas de 8 de janeiro ainda está em aberto; das condições que permitiram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, antecipar seu retorno ao cargo (Ibaneis foi afastado por 90 dias do Palácio do Buriti, por suspeição de envolvimento nas manifestações golpistas); e, ainda, que a Segurança Pública é uma questão de Estado, não de um governo passageiro.

Ibaneis, segundo apurou Notibras, deve esquecer sua condição de fã de Bolsonaro, para quem fez campanha abertamente contra Lula na disputa presidencial do ano passado, enquanto a quase totalidade do MDB fechava apoio a Lula. Não foi dito a Ibaneis, mas sinalizou-se, que tem gente de olho na cadeira dele. ‘O governador não foi aconselhado a nada. Mesmo porque, se fosse bom, conselho não se dava, se vendia’, enfatizou uma autoridade do Planalto.

No dia 30, Lula estará com a faca e o queijo na mão. Ibaneis pode ser usado como pão de sanduíche e ser engolido numa dentada. O governador sabe dos riscos que está correndo, principalmente se mandar a Polícia Militar fazer comboio para supostos vândalos. Só falta isso para a Leoa dar o bote.

*Matéria alterada para correção às 06h32 do dia 28.03

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.