Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Lula vai para casa após 580 dias na prisão

Pretta Abreu

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em liberdade. Ele deixou a prisão em Curitiba por volta das 17h40. Lula estava preso desde 7 de abril de 2018. Foram incontáveis 580 dias.

Condenado em duas instâncias no caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato, Lula cumpria pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. Agora, o juiz Danilo Pereira Jr. autorizou que Lula recorra em liberdade.

A liberdade de Lula foi anunciada após o Supremo ter decido, na noite anterior, que condenado em segunda instância não deve ser preso até que se encerrem todos os recursos. Lula ficou preso em uma sala especial – garantia prevista em lei – de 15 metros quadrados.

O ex-presidente tinha os requisitos necessários para progredir para o regime semiaberto. A progressão é permitida a quem já cumpriu 1/6 da pena – no caso de Lula, a marca foi atingida em 29 de setembro deste ano e, segundo o Ministério Público, também leva em conta outros aspectos, como bom comportamento.

Lula vai seguir para São Bernardo do Campo, onde tem apartamento. Lideranças do PT prepara uma grande festa. E já anunciam que em 2022 será diferente – numa referência à sucessão presidencial, que já tem, Jair Bolsonaro como candidato à reeleição. Caso não haja nenhum acidente de percurso, ele será um verdadeiro fantasma a assombrar a direita.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente