Curta nossa página


Pressão do G-7

Macron recua e anuncia ajuda para Amazônia

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja

Pressionado por países de peso membros do G-7 – como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra -, o presidente da França Emmanuel Macron baixou o tom neste domingo, 25, em relação ao Brasil, e resolveu articular junto à União Europeia ações para ajudar a socorrer a Amazônia, que enfrenta incêndios florestais sem precedentes.

Os chefes de Estado e de governo das sete maiores economias do mundo (excluídas Rússia e China) participam de sua 45ª conferência de cúpula, em Biarritz, França, onde debatem os principais problemas mundiais.  Após interferência do americano Donald Trump e da alemã Angela Merkel, Macron disse que será enviada ajuda aos países afetados pelos incêndios na Região Amazônica “o mais rápido possível”.

O líder francês acrescentou que o G-7 estão se aproximando de um consenso sobre como ajudar a extinguir o fogo e reparar os danos resultantes. Trata-se de encontrar os mecanismos apropriados, tanto técnicos quanto financeiros, acrescentou, e “tudo depende dos países da Amazônia”, que compreensivelmente defendem sua soberania.

“Mas o que está em jogo na Amazônia, para esses países e para a comunidade internacional, em termos de biodiversidade, oxigênio, a luta contra o aquecimento global, é de tal ordem, que esse reflorestamento tem que ser feito”, advertiu.

Embora 60% da Região Amazônica se situe no Brasil, a maior floresta do mundo também se estende por oito outros países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, e até mesmo o departamento ultramarino da França, Guiana Francesa.

Na qualidade de atual presidente do G-7, Macron colocara os incêndios amazônicos no topo da agenda da cúpula, após declará-los emergência global.

Numa iniciativa controversa, ele também ameaçou não ratificar o acordo de livre-comércio assinado entre a União Europeia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), devido às “mentiras” do presidente Jair Bolsonaro quanto a seu real comprometimento climático e ambiental.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.