Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Madrugadas de 2ª e 3ª terão chuvas de meteoritos

Bartô Granja, Edição

Tem espetáculo programado para o Céu nas madrugadas desta segunda a terça-feira. É mais uma chuva de meteoros Orionídeas, originada dos detritos das passagens do cometa Halley, que poderá ser vista pelos brasileiros.

O Halley só passa pela Terra a cada 75 anos (a próxima vez será em 2061). Mas os cometas deixam rastros em suas órbitas que podem durar dezenas ou até centenas de anos.

O ápice dos meteoros acontecerá quando a constelação de Orion —também conhecida como “As Três Marias”— estiver com uma altura considerável no céu e a Lua já estiver se pondo, por volta das 4h.

Para quem vai observar os meteoros, o efeito é o de um aumento de “estrelas cadentes” que parecem vir de um ponto único no céu —no caso, a constelação de Orion.

Essas “estrelas”, na verdade, são os detritos do cometa, que adquirem uma luz incandescente ao atravessar a atmosfera terrestre.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente