Curta nossa página


1ª audiência

Maduro se diz inocente à justiça americana

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque - Foto Reprodução do X

Sequestrado pelos Estados Unidos no sábado, 3 de janeiro de 2026, em Caracas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou-se inocente de todas as acusações que enfrenta na Justiça norte-americana. Ele responde a quatro crimes: narcoterrorismo; conspiração para o tráfico de cocaína; posse de armas e explosivos; e conspiração para a posse de armas e explosivos.

Maduro compareceu a um tribunal federal em Nova York para sua primeira audiência, ocasião em que ouviu formalmente a leitura das acusações. Algemado nos tornozelos e usando fones de ouvido para acompanhar a sessão, o presidente venezuelano afirmou ser inocente, declarou-se um “homem decente” e exigiu respeito à sua condição de chefe de Estado, em referência à soberania da Venezuela.

A audiência teve caráter estritamente processual, conforme o rito da Justiça norte-americana, que prevê a presença do réu para a ciência formal das acusações. Ao final da sessão, o juiz responsável pelo caso marcou uma nova audiência para o dia 17 de março, quando Maduro deverá prestar depoimento. Até lá, ele permanecerá detido sob custódia das autoridades dos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.