Curta nossa página


Brincadeira saudável

Mamulengo pode se tornar patrimônio cultural imaterial da cidade

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque , Edição- Foto Divulgação

O Condepac-DF vota nesta terça (10) sobre brincadeira de mamulengo como patrimônio cultural imaterial; Brasília é a localidade com maior número de brincantes do Brasil. De acordo com relatório a ser votado, a aprovação da brincadeira de mamulengo no Distrito Federal como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal representa um marco no reconhecimento institucional da riqueza simbólica, estética e social dessa manifestação popular.

O relatório leva em conta que Brasília é a localidade com maior número de brincantes do Brasil, assim como a brincadeira de mamulengo no DF adaptou-se a diferentes contextos, mantendo-se vivo e atuante em festas, praças e escolas – que se sustenta na prática cotidiana, na coletividade e na resistência dos que fazem da brincadeira um modo de vida e de expressão.

Destaca-se que o mamulengo tem papel formativo e educativo, aproximando públicos diversos, promovendo a oralidade, a crítica social e a valorização da cultura popular.

“O reconhecimento formal não apenas protege esta prática tradicional, mas também valoriza os saberes, os modos de fazer e os significados que sustentam a identidade e a diversidade cultural do território. O mamulengo no DF consolida-se como expressão cultural singular, que articula tradição e contemporaneidade em diálogo vivo com o cotidiano de sua gente”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

“Reconhecemos a brincadeira de mamulengo como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, nos termos da legislação vigente, por seu valor simbólico, educativo, artístico e social, sendo manifestação viva da cultura popular e instrumento de formação e transformação em múltiplos contextos da vida cotidiana no DF”, reforça o relatório produzido pelo Condepac.

Serviço
Reunião do Condepac – Votação sobre tonar a Brincadeira de Mamulengo patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal

→ Data: 10 de junho (terça-feira)
→ Horário: 10h
→ Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília – 2º andar

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.