Curta nossa página


As contas...

Marília, o trabalho e o medo de deixar o emprego

Publicado

Autor/Imagem:
Eduardo Martínez - Foto Produção Irene Araújo

Hoje acordei com cheiro de domingo. Não qualquer domingo, mas daqueles de enrolar o máximo possível para sair da cama, pois nada lá fora parece ser mais agradável do que pestanas firmes no propósito de se manterem solenemente fechadas. E nem preciso sonhar, a não ser se for um sonho de lençóis amarrotados de tanto dormir. E pensar que hoje ainda é quarta-feira.

Morar sozinha tem lá suas vantagens. Todavia, não sei qual a razão, só consigo imaginar as mazelas de tal condição. Ninguém para me trazer café da manhã na cama. Nem mesmo uma alma caridosa para me falar que a pilha de louça da semana já foi lavada. Cadê meu chefe, que ainda não me ligou para contar que hoje não preciso ir trabalhar?

Há tempos que trabalho. E, pode ter certeza, odeio trabalhar. Mas é um não gostar sem culpa, ao contrário do que percebo nos meus colegas.

— Ah, Marília, trabalhar é bom, sim.

— Marília, o trabalho engrandece o homem. Ah, a mulher também.

— Mas, Marília, o que seria do mundo sem o trabalho?

— Marília, trabalho por amor.

Quantas afirmações, uma mais tola do que a outra. O pior é que esse povo parece acreditar nessas tolices que saem sem qualquer resquício de vergonha, como papagaio que repete algo, mas, se perguntar, não tem a menor ideia do que disse.

Trabalho por medo. Medo de não ter onde morar. Medo de não ter o que comer. Medo de não ter dinheiro para ir ao cinema. Medo de não ter como pagar por um livro. Medo de ter a luz e a água cortadas por falta de pagamento. Medo. É simplesmente o medo que me expulsa do conforto da minha cama. Nada além do que o medo.

……………….

Eduardo Martínez é autor do livro 57 Contos e Crônicas por um Autor Muito Velho’

Compre aqui 👇🏿

https://www.joanineditora.com.br/57-contos-e-cronicas-por-um-autor-muito-velho

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.