Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Doença Viking

Médicos descobrem tratamento para combater artrite nas mãos

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Divulgação

Os cientistas encontraram uma droga que poderia reverter a doença de Dupuytren se aplicada durante os estágios iniciais da doença. A droga em questão, Adalimumab, é usada no tratamento da artrite reumatóide, mas um ensaio clínico conduzido por cientistas do Instituto Kennedy de Reumatologia de Oxford comprovou sua aparente eficácia contra a sse mal.

“Estamos muito ansiosos para buscar isso”, disse o professor Jagdeep Nanchahal, cirurgião que lidera o estudo, ao The Guardian. “Este é um medicamento muito seguro e seus pacientes importantes podem acessar o tratamento se for provável que seja eficaz”.

A condição de dobrar os dedos em homenagem ao cirurgião francês Baron Dupuytren é apelidada de “doença Viking”, pois ocorre principalmente em pessoas de ascendência do norte da Europa, com homens sofrendo mais do que mulheres.

“O problema para pacientes com dedos dobrados é que eles interferem na vida diária: colocar a mão no bolso, calçar luvas e pode ser difícil usar um teclado e até dirigir”, disse Nanchahal.

O ensaio envolveu voluntários que receberam uma injeção de adalimumab a cada três meses durante um ano. Isso levou a uma redução em seus nódulos (que se formam devido a células imunes na mão que conduzem a produção de tecido cicatricial fibrótico) por nove meses após a injeção final.

No caso de o efeito desaparecer, Nanchahal disse que era possível que um paciente voltasse para outra rodada de quatro injeções.

A nova maneira de tratar a doença de Dupuytren pode evitar amputações. Os cientistas estão esperando para consultar a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde antes de implementar suas descobertas nos centros de saúde do Reino Unido.

Publicidade
Publicidade