Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Meditação mantém corpo e mente saudáveis

Carolina Paiva, Edição

Você já notou a diferença entre alguém que medita e alguém que não medita? Ainda que as duas pessoas sintam o estresse da mesma forma, a maneira como elas lidam com isso é completamente diferente, e é aí que encontramos os benefícios.

Mas será que lidar com o estresse é o único benefício que a meditação pode nos oferecer? Descubra agora 5 benefícios da meditação e como incorporá-la na sua rotina.

Veja a seguir benefícios da meditação

• Saúde e plenitude
A meditação é ótima no auxílio à saúde, pois durante a prática nossos batimentos cardíacos diminuem, bem como nossa pressão sanguínea. Assim, as chances de doenças como hipertensão, inflamação ou problemas cardíacos diminui bastante. Além disso, adquirindo o hábito da meditação todos os dias, passamos a viver de forma mais plena, nos tornamos mais conscientes do nosso corpo, e isso faz com que nos sintamos bem com nós mesmos, fora o fato de que passamos a sentir, ver e ouvir com mais consciência.

• Cuidado com as emoções
A meditação nos permite entrar em contato com nossas emoções, senti-las, aceitá-las, entendê-las, e, por fim, deixá-las ir, como se fossem um filme em nossa cabeça. Por ser uma prática que inibe a produção de adrenalina e cortisol, ela reduz os níveis de estresse, depressão e ansiedade, aumentando nossa sensação de felicidade e bem-estar, graças à sua produção de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina.

• Desenvolvimento da mente
Praticando a meditação todos os dias, a massa cinzenta do cérebro se expande e certas características se desenvolvem, como a nossa capacidade de armazenar memórias, aprender, sentir empatia e compaixão, raciocínio lógico e capacidade de tomar decisão.

• Melhora a performance
Além de desenvolver a mente, a prática ativa a plasticidade cerebral, e é aí que nos sentimos mais criativos, concentrados, inspirados e produtivos.

• Mudança cerebral
A meditação faz com que nosso cérebro emita ondas num ciclo mais lento e isso nos faz sentir mais relaxados. Além disso, durante as meditações mais profundas é possível reprogramar as ondas cerebrais a um ponto em que conseguimos aumentar a nossa sensação de paz, compaixão e conexão com o outro.

• Compreenda suas necessidades
Qual o seu objetivo para a meditação? Controlar suas emoções? Melhorar seu relacionamento com seu corpo? Aprimorar sua criatividade? Uma vez que você tenha em mente qual é o seu verdadeiro objetivo, você poderá encontrar a prática que mais se adéqua as suas necessidades: meditação guiada, yoga, esporte, dinâmica, etc.

• Separe um tempo do seu dia ou semana
Ainda que o ideal seja a prática diária, tente encontrar um tempo na sua agenda para a meditação. O ideal é realizar a atividade pela manhã, pois você sentirá sua energia renovada para o dia. Caso seu objetivo seja controlar o estresse, é bom que realize a prática antes de dormir.

• Tenha um lugar especial
Se você for fazer a meditação com um profissional, provavelmente ele terá um lugar propício para isso, mas caso você esteja praticando sozinho, por meio de vídeos, áudios ou aplicativos, escolha um lugar calmo, tranquilo e sem ruídos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente