Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Meditação mantém paz interior na pandemia

Luciana Kotaka

Encontrar um momento de paz interior pode ser bastante desafiador para muitas pessoas que estão acostumadas a se sentirem incomodadas pelos ruídos da mente e que raramente experimentaram um momento de tranquilidade.

Pode parecer até utópico, mas não é, todas as pessoas têm condições de experimentar o prazer do silêncio, da mente limpa ou com poucos ruídos, sem o estresse rotineiro dos pensamentos.

Somos seres pensantes, o tempo todo os pensamentos invadem a nossa mente e podemos viver com o foco no passado revisitando algumas vivências, ou no futuro, sonhando e sofrendo com momentos que ainda não vivemos. O tempo todo algo ocupa a nossa mente, muitas vezes pensamentos bons que nos proporcionam sensações de prazer e em outros momentos pensamentos ruins e negativos que causam ansiedade.

A grande maioria das pessoas vivem no automático e nem se dão conta de que estão respirando durante o dia, nem percebem as belezas da vida, podem ver, mas não usufruem da beleza, da sensação de gratidão e amor que a vida proporciona.

O processo de consciência inicia quando praticamos pequenos momentos de silêncio e meditação, pois são essas ferramentas simples e acessíveis que nos possibilitam trazer a presença e assim diminuir os pensamentos invasivos.

VIniciamos um processo de conexão com nós mesmos atentos às experiências do corpo, da mente e com tudo ao nosso entorno. Ajuda-nos a gerenciar melhor as nossas dificuldades, estaremos mais focados e atentos e isso facilita com que possamos olhar o mundo sob novas perspectivas.

Escolher onde colocaremos a nossa atenção para assim receber informações das quais alimenta a nossa alma, proporcionando bem-estar e muita tranquilidade interna. Esse processo está ao seu alcance, basta praticar um pouco e logo começará a perceber os benefícios.

Veja como pode iniciar essa mudança:

– Pare algumas vezes durante o seu dia e preste à atenção na respiração, no ar que entra e sai do seu nariz. Quando perceber que está longe, pensando, volte a atenção a respiração;

– Ande pelo jardim ou mesmo quando for dar uma volta fora de casa e olhe para os detalhes ao seu redor. Perceba a arquitetura das casas, os jardins, as flores, as diferentes tonalidades das cores;

– Ao cozinhar traga a presença, use todos os utensílios com cuidado, ao colocar algo sob a pia faça com calma e prestando atenção ao movimento, cheire os ingredientes, esteja atento ao momento;

– Antes de iniciar o dia e ao finalizar experimente meditar, não precisa ser muito tempo, inicie com dois minutos e quando for se sentindo mais tranquila, vá aumentando o tempo.

São as pequenas mudanças de atitudes que influenciam na qualidade dos pensamentos, pois ao focar no momento presente você diminui o hábito de julgar e tentar compreender tudo ao seu redor. Relaxe e aprenda a receber as informações como elas são, a viver o presente com qualidade sem se perder no passado que não voltará mais e nem no futuro que nem sabemos como será.

——–
———

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente