Curta nossa página


Vírus, o livro

Medo, solidão e desprezo por corpos negros

Publicado

Autor/Imagem:
Malu Oliveira - Foto de Arquivo

A jornalista e escritora Elisa Mattos lançará em Brasília, seu terceiro livro autoral – “VÍRUS – medo, solidão e desprezo por corpos negros”, publicado pela Editora Telha. A obra reúne crônicas que destacam, na sua maioria, os conflitos individuais e coletivos e os reflexos sociais e políticos durante o período da pandemia da Covid-19 no cotidiano brasileiro. O lançamento será no dia 17, das 17h às 21h30, na Livraria da Vila, no Brasília Shopping.

O livro teve lançamento nacional durante a Flip 2025 – Festa Literária Internacional de Paraty, no último dia 31 de julho. O evento foi na Casa Poéticas Negras, onde a escritora participou da mesa de conversa “Quando a palavra cura: racismo, saúde mental e potência negra”, ao lado do filósofo e psicanalista Renato Noguera, do professor de literatura da UFRJ Henrique Marques Samyn e da doutora em Psicologia, Diana Malito.

O prefácio de “Vírus” é do jornalista, escritor e biógrafo Tom Farias, autor de “Carolina , uma Biografia” e “Toda Fúria”. No texto, ele ressalta: “Diante da brutalidade da desgovernança reinante no país, do desinteresse das autoridades pela básica necessidade de salvar a humanidade, sobretudo a que existe em nós, Elisa Mattos obtemperou numa linguagem simples e direta, embora cheia de angústia e dor, as “nossas mortes pretas de cada dia”. Suas crônicas, ao contrário da falta de amor e compaixão, são lenitivos, bálsamos que embelezam nossos sentidos, nos dão razão para acreditar no sobrevivente próximo – e em nós mesmos, nas nossas forças e atitudes.”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.