Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Mendigo tem que se cadastrar para pedir esmola

Carolina Paiva, Edição

Os mendigos em uma cidade sueca terão que gastar 21 euros para comprar uma ‘permissão’, para poder pedir esmolas. O fato é inédito e já provoca controvérsias. A iniciativa partiu do vereador social-democrata Jimmy Jansson e pretende “burocratizar” a imploração para “tornar mais difícil” para os suecos pedir dinheiro.

A autorização, válida por três meses, pode ser obtida preenchendo um formulário on-line ou em uma delegacia de polícia e requer um documento de identidade válido. Qualquer um que tenha pedido dinheiro em Eskilstuna, a oeste de Estocolmo, pode pagar uma multa de 342 euros.

Jansson disse que seu governo “verá para onde isso vai”, com a esperança de que o esquema de permissão leve as pessoas vulneráveis ​​a buscar ajuda das autoridades locais e dos serviços sociais.

“Não se trata de assediar pessoas vulneráveis, mas tentar resolver a questão maior: se achamos que a mendicância deve ser normalizada dentro do modelo de bem-estar sueco”, disse ele ao jornal Aftonbladet.

Ele acrescentou que ouviu “muitas críticas a qualquer tentativa de regular a mendicância”, mas disse que não viu a “mesma força e energia direcionada ao fato de que as pessoas são forçadas a implorar em primeiro lugar”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente