Curta nossa página


Suécia

Mendigo tem que se cadastrar para pedir esmola

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

Os mendigos em uma cidade sueca terão que gastar 21 euros para comprar uma ‘permissão’, para poder pedir esmolas. O fato é inédito e já provoca controvérsias. A iniciativa partiu do vereador social-democrata Jimmy Jansson e pretende “burocratizar” a imploração para “tornar mais difícil” para os suecos pedir dinheiro.

A autorização, válida por três meses, pode ser obtida preenchendo um formulário on-line ou em uma delegacia de polícia e requer um documento de identidade válido. Qualquer um que tenha pedido dinheiro em Eskilstuna, a oeste de Estocolmo, pode pagar uma multa de 342 euros.

Jansson disse que seu governo “verá para onde isso vai”, com a esperança de que o esquema de permissão leve as pessoas vulneráveis ​​a buscar ajuda das autoridades locais e dos serviços sociais.

“Não se trata de assediar pessoas vulneráveis, mas tentar resolver a questão maior: se achamos que a mendicância deve ser normalizada dentro do modelo de bem-estar sueco”, disse ele ao jornal Aftonbladet.

Ele acrescentou que ouviu “muitas críticas a qualquer tentativa de regular a mendicância”, mas disse que não viu a “mesma força e energia direcionada ao fato de que as pessoas são forçadas a implorar em primeiro lugar”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.