Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


O mistério

Meteorito da Somália tem mineral nunca vistos antes

Publicado

Foto/Imagem:
Fantine Gardinier/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Pesquisadores que sondam um meteorito encontrado na Somália em 2020 descobriram dois minerais nunca antes vistos fora de um laboratório.

Os minerais, apelidados de elaliita e elkinstantonita, foram encontrados no meteorito de ferro El Ali por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá. Os dois minerais só haviam sido observados após serem sintetizados em laboratório e nunca antes vistos na natureza.

“Sempre que você encontra um novo mineral, significa que as condições geológicas reais, a química da rocha, era diferente do que foi encontrado antes”, disse Chris Herd, professor do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas da Universidade de Alberta, disse em um comunicado .

“É isso que torna isso emocionante: neste meteorito em particular, você tem dois minerais oficialmente descritos que são novos para a ciência”.

O meteorito El Ali é maciço, medindo 16,5 toneladas, e é classificado como um meteorito de ferro IAB , o que significa que seu ferro meteórico é diferente do encontrado aqui na Terra – ele existe em um estado metálico puro em vez de dentro do minério, geralmente é ligado com níquel e salpicado com pedaços de sílica. Foi dentro da sílica que os novos minerais foram encontrados.

Encontrar novos materiais em rochas espaciais não é incomum, pois eles podem vir de qualquer lugar do sistema solar ou até de além. Os cientistas esperam que mais novos minerais possam ser encontrados no meteorito El Ali, mas ele está se preparando para ser vendido.

Publicidade
Publicidade