Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Jogo do amor

México legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo

Publicado

Foto/Imagem:
Fantine Gardinier/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um processo que começou em 2015 no México acaba de ser concluído, quando o estado de Tamaulipas, no nordeste do país, votou pela legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o que significa que o direito das pessoas LGBTQ de se casar agora está protegido em todos os 32 estados mexicanos.

Os legisladores de Tamaulipas, na fronteira com os EUA, votaram na quarta-feira para alterar o Código Civil do estado para permitir que casais gays, lésbicas e bissexuais se casem legalmente. A votação foi de 23 a favor, 12 contra e duas abstenções.

“Todo o país brilha com um enorme arco-íris. Viva a dignidade e os direitos de todas as pessoas. Amor é amor”, disse Arturo Zaldívar Lelo de Larrea, presidente da Suprema Corte do México. A Suprema Corte ajudou a iniciar o processo quando, em junho de 2015 , decidiu que a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo violava a Constituição mexicana. No México, apenas os casamentos civis são reconhecidos por lei.

Os direitos LGBTQ tiveram ganhos na América Latina nos últimos meses, com Cuba aprovando um novo Código da Família em setembro que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo e os primeiros casamentos sendo realizados sob a lei no início desta semana . Em dezembro passado, o Chile também aprovou uma lei legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Publicidade
Publicidade