Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Valor do mínimo de 2020 vai ficar em 1 mil 40 reais

Bartô Granja, Edição

O salário mínimo no próximo ano será de 1 mil 40 reais. Esse valor foi definido nesta quinta, 8, pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, ao aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O valor não representa ganho real em relação ao salário mínimo deste ano, de R$ 998, ou seja, não haverá nenuma reposição acima da inflação. Quando um valor é corrigido apenas pela inflação, quer dizer que ele apenas manteve o mesmo nível de antes, considerando a alta do custo de vida.

O aumento de 4,2% corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), um índice de inflação medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O texto que passou pela CMO ainda precisa ser aprovado em sessão conjunta do Congresso Nacional antes de seguir para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Para 2021 e 2022, a proposta sugere que o salário mínimo também seja reajustado apenas pela variação do INPC.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente