Vida
Miscelânea
Publicado
em
A vida é uma constante de mudanças… e surpresas. Algumas boas, outras, nem tanto. Mas faz parte de nosso eterno aprendizado. Mesmo quando somos surpreendidas por alguma novidade que não era esperada, pois não nos dá nenhuma vantagem, ela nos ajuda a crescer…
Sim, cada dia alguma coisa nova acontece ao nosso redor. Idas e vindas são comuns… é como se estivéssemos na Rodoviária, com os ônibus chegando e partindo… rostos novos se apresentando, rostos conhecidos se despedindo…
Temos expectativas sobre nosso futuro. E muitas vezes somos nós a embarcar em uma nova aventura, desbravando o desconhecido e agregando conhecimentos a nossa vida… experiência essa necessária para vencermos etapas que se apresentarão em um futuro, próximo ou não…
As vezes deixamos que o sentimento de derrota tome conta de nosso ser, pois não conseguimos ver nada em nosso futuro além de nuvens negras no firmamento… culpa nossa? Quase sempre. Mas esse sentimento é construído pelas experiências passadas… um projeto que não vingou, uma expectativa que não se concretizou, um caminho que se fechou por algum erro cometido…
Nossa vida é uma caixinha de surpresas. Tanto que o velho adágio já diz para jamais criarmos expectativas… pois o mundo é dinâmico e nem sempre o que desejamos irá acontecer, pois cada evento tem seu momento certo… nada ocorre antes do tempo…
Nem todos vieram a esse plano para brilhar… afinal, uma constelação tem estrelas de vários tamanhos, e cada estrela tem seu próprio sistema, onde cada elemento desempenha um papel que pode até não parecer, mas é importante para o equilíbrio do astro rei daquele conjunto em especial… e cada planeta orbitando em volta dessa estrela tem seus coadjuvantes…
Claro que não podemos falar de um sistema planetário como um todo, mas já reparou que a formação deste lembra muito os desenhos que vemos de átomos e outros assemelhados? Tudo seguindo uma ordem para que algo se realize… o macro e o microcosmo sendo semelhantes…
Embora a vida como conhecemos seja extremamente variada, se apresentando de formas muitas vezes inimagináveis para alguns de nós, em seu âmago são incrivelmente semelhantes. Quando reduzimos dois seres vivos, não importa quais sejam, em sua menor porção possível… um cromossomo… descobrimos que as diferenças entre um e outro são mínimas… uma pequena alteração na posição de sua cadeia de nucleotídeos e teríamos dois elementos exatamente iguais… e algumas vezes a natureza, por si só, acaba por promover essa alteração, criando assim um novo ser…
Hoje em dia já não deixamos essa tarefa apenas a cargo da natureza… nós mesmo gostamos de interferir na criação de novas formas de vida. E mesmo na criação da vida como a conhecemos. A sede de saber como esta se originou é tão intensa que chegamos mesmo a criar nossos semelhantes, seja clonando alguém vivo, seja combinando os cromossomos de dois indivíduos…
E por que esse desejo de compreender todos os aspectos da criação da vida? Bem, se soubermos como a vida se inicia… quais processos a levam ao estágio que conhecemos (ou pensamos conhecer) o caminho para encontrar a imortalidade estará próximo de nós… para todos nós? Claro que não… mas aqueles escolhidos com certeza serão premiados com a vida eterna nesse plano…
As surpresas da vida estão por todo canto do mundo. Algumas, a natureza nos traz… outras, nosso gênio inventivo faz com que surjam “do nada”… é a evolução, seguindo seu curso. Claro que gostaríamos de compreender a dinâmica destas… mas a poucos tal sabedoria é concedida. A maioria de nós é mera espectadora…
O que nos resta, então? Estar preparadas para as mudanças que enfrentamos a todo minuto, enquanto seguimos nosso caminho. Ajudar os que necessitam, na medida em que pudermos. Se não calcularmos corretamente nossa caminhada, com certeza iremos ao chão… sim, devemos sempre manter nossa mente aberta…
Um dia chegaremos ao final de nossa estrada. Então, na Rodoviária ou no Porto, embarcaremos em nossa última viagem sem retorno, cujo destino será além do Véu que separa os mundos material e espiritual… bem, é claro que algumas pessoas não acreditam que exista esse segundo mundo… são as pessoas que desejam viver eternamente nesse plano… outras, simplesmente aceitam sua finitude, convencidas de que não há nada além do horizonte que se descortina à nossa frente… certas ou erradas, vivem em um mundo obscuro, onde tudo que deslumbram para o futuro é o vazio…
Espalhemos a Luz para a Alma daqueles que simplesmente não creem no Paraíso… pois estes precisam de nossa ajuda. É nossa missão fazê-los entender que a vida é um milagre além da ciência que aprendemos no banco da escola, onde aprendemos a somar e dividir… mas nos esquecemos que há um Criador que nos fez à sua imagem e semelhança…
Vamos estender a mão para nossos irmãos perdidos na penumbra, e vamos ajudá-los a entender que o mundo não é só o momento que estamos vivendo, mas haverá outra vida, onde todos nos reuniremos em eterna felicidade…