Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Modelito de Ushuia inspira apê paulistano

Carolina Paiva, Edição

Todo confoto tem um custo. E o ego vai lá para as nuvens. è o caso de, ao menos duas vezes ao ano, um casal de médicos e seus dois filhos que passam as férias nas montanhas nevadas de Ushuaia, na Argentina. Para reformar o apartamento da família, que fica em Perdizes, na capital paulista, o destino turístico foi usado como inspiração pela arquiteta Carolina Ciola Fonseca, do Studio ió Arquitetura.

“Quando conversei com os moradores, eles me contaram que frequentemente vão descansar no Ushuaia, então pensei em levar a atmosfera da neve e de uma cabana de inverno para o apartamento”, conta Carolina. Para a reforma, foram usados materiais do resort com releitura contemporânea, como madeira, pedras naturais, mármore, lã e luz de velas.

O apê sofreu mudanças em todos os ambientes. O ponto de partida foi a entrada: logo que os moradores passavam pela porta, davam de cara com uma grande parede que não tinha funcionalidade, por isso foi removida, ampliando e integrando o espaço com a sala de estar.

Sala de estar do apartamento em Perdizes, em São Paulo, tem bastante madeira e materiais inspirados em resort do Ushuaia, na Argentina (Foto: Renato Navarro)

Na sala, o piso de madeira existente foi recuperado e compõe bem com a estante de nogal terracota, executada por marcenaria, assim como o painel ripado. O sofá de couro preto e a mesa redonda, ambos da Amazônia Móveis, fazem bela composição com tapetes da by Kamy e poltronas cinzas da loja Sul. Poltronas de couro, lanternas decorativas e vaso de cimento da L’oeil completam o décor.

Uma parede que separava a sala de jantar e a varanda gourmet também foi removida. Assim, a mesa de jantar foi para a varanda, pois a família quase não utilizava essa parte da residência e deixava ali equipamentos de academia. Dessa maneira, a área social “dentro” do apartamento aumentou. “Demilitei um espaço que pudesse ser aproveitado melhor para reunir toda a família”, diz Carolina. Por conta dessa integração, a ventilação de todo o apê melhorou.

A sala de jantar do apartamento ganha mesa e cadeiras da Inusual. A ideia de deixá-las na varanda é para que o espaço fosse mais aproveitado pela família (Foto: Renato Navarro)

Na sala de jantar, o piso de porcelanato existente foi mantido e recebeu as cadeiras e a mesa, da Inusual, que “conversam” com o painel ripado. Já o armário embaixo do aparador de mármore travertino, que abriga vasos da L’oeil, é feito de madeira nogal terracota. A persiana rolô, da Uniflex, controla a luminosidade. O rodapé de toda a casa é em poliestireno Santa Luiza, com 20 cm de altura.

Outra característica é que o casal de médicos adora programas de televisão de decoração, como Irmãos À Obra. “Sabia que eu precisava colocar algo surpreendente no apartamento, como deixar a sala com cara de cabana”, afirma a arquiteta. Na varanda, por exemplo, foi escolhido o abajur laranja do designer Wagner Archela produzido pela Alle Design para destacar o ambiente.

A varanda ganhou um sofá com estilo invernal e um abajur laranja que dá destaque ao ambiente. A peça é do designer Wagner Archela e foi produzido pela Alle Design (Foto: Renato Navarro)

Nessa área social também foram colocados sofá, mesas laterais e um banquinho da Amazônia Móveis para animadas reuniões. Os vasos verdes com arranjo de astromélia amarela são da Tok&Stok. A cesta no chão com begônia rex é da L’oeil, e a manta e as almofadas, da Westwing.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente