Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Motivos para você se preocupar com seu peso

Roberta Lopes

Que atire a primeira pedra quem nunca se olhou no espelho e se arrependeu de ter fugido da academia ou de ter comido sobremesa a semana toda. As gordurinhas aparentes costumam tirar do sério qualquer um, mas saiba que o problema dos quilos a mais vai muito além da estética. Se você é dos poucos que não briga com a balança e resolveu aceitar o seu corpo como ele é, só se certifique antes se o sobrepeso não está afetando a sua saúde.

Apesar de nos preocuparmos sempre com a estética, o sobrepeso e, principalmente, a obesidade são responsáveis por diversos problemas físicos. Confira abaixo uma lista dos males que um peso extra pode causar:

Expectativa de vida
Estudos mostram que o sobrepeso pode encurtar a expectativa de vida de uma pessoa em até um ano, e que a obesidade severa reduz em até 10 anos os seus dias aqui na Terra.

Hipertensão arterial
As doenças cardiológicas, em um geral, têm relação diretamente com a obesidade, porém a hipertensão arterial é a maior delas. É o maior fator de risco para desencadear essa doença, que também é agravada com uma alimentação rica em sal e gorduras, o que geralmente é a preferência dos obesos.

Diabetes
É notável que a maioria das pessoas com problemas de diabetes também estão com ao menos sobrepeso. O aumento das células gordurosas diminui a quantidade de células receptoras, o que faz necessária uma quantidade ainda maior de insulina. Portanto, se você é diabético, é necessário que tenha controle sobre o seu peso o quanto antes.

Asma
Algumas doenças respiratórias, como a asma, tendem a atacar mais as pessoas com sobrepeso. Isso porque as vias respiratórias precisam de um elevado trabalho de respiração quando o obeso entra em constante movimento, não dando conta da demanda necessária de ar e desencadeando uma crise de asma.

Apneia do sono
É uma síndrome que atinge as vias respiratórias durante o sono, inibindo a passagem de ar por alguns segundos, o que causa uma má qualidade do descanso necessário durante a noite. Geralmente afeta pessoas com peso acima do ideal.

Infertilidade
Se você sempre sonhou em ter um filho, mas nunca conseguiu, é hora de também começar a se preocupar com os números na balança. Pessoas com sobrepeso e mais sedentárias, correm o risco de terem alterações hormonais que dificultam a fecundação. As que conseguem engravidar, mas passam uma gestação acima do peso tendem a também desenvolver uma gravidez de risco exigindo diversos cuidados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente