Curta nossa página


Duas rodas

Moto da Aston Martin e Brough Superior entra em testes

Publicado

Autor/Imagem:
Mário Camargo, Edição

A Aston Martin divulgou as primeiras imagens da AMB 001 em testes. Primeira motocicleta da fabricante inglesa de esportivos, o modelo foi desenvolvido em parceria com a centenária marca Brough Superior. A nova moto surgiu como um protótipo durante o Salão de Milão (EICMA), na Itália, no ano passado.

A AMB 001 será um modelo “de imagem”, assim como a H2R é para a Kawasaki e a Superleggera V4 para a Ducati. Aliás, outra similaridade com a superesportiva da marca japonesa é que o modelo da Aston só poderá rodar em pistas. Não há faróis, espelhos e piscas, itens de segurança obrigatórios para motos que circulam por vias públicas.

O coração da AMB 001 é um motor dois cilindros em V com turbo que rende 180 cv de potência. Isso é outra semelhança com a Kawasaki HR2, que também tem motor sobrealimentado. O câmbio é de seis marchas. Ela tem 180 kg (a seco) graças ao chassi de alumínio. As peças são produzidas em fibra de carbono, como o tanque de combustível e a carenagem.

Na pista de Pau-Arnos, na França, o modelo em teste fez uso da mesma padronagem dos carros da Aston Martin. Isso significa uma camuflagem na cor amarelo. O teste serviu para iniciar a validação de tudo que a companhia fez até agora em termos de geometria de chassi e também comportamento dinâmico. O modelo tem itens bastante exclusivos, como a suspensão dianteira no estilo duplo A, que reduz o impacto transferido diretamente ao guidão e piloto.

A Aston Martin Brough Superior AMB 001, vale lembrar, terá apenas 100 exemplares produzidos artesanalmente. As primeiras unidades começam a ser entregues no final do ano. Cada um dos exemplares vai custar a “bagatela” de €108 mil. Na cotação atual, isso é o equivalente a R$ 650 mil. Só não compra quem não quer.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.