Curta nossa página


Caminho da prevenção

Mudança de hábitos ajuda a combater o estresse

Publicado

Autor/Imagem:
Solange Gardesanni Luz

O estresse é um mal atual e que deve ser combatido. Não podemos deixa-lo tomar conta de nossas vidas, mudando nosso humor, hábitos e atitudes. Veja algumas definições: estresse: tensão, estresse; tensão: estado de tenso; rigidez em certas partes do organismo; grande concentração física ou mental.

Em síntese, o estresse é uma reação orgânica presente nos momentos de desafios e adaptações. Acontece apesar do homem ser extremamente adaptável aos desafios, porém quando chega a exaustão o organismo se manifesta.

Os estímulos de estresse podem ser de agudo a crônico; interno ou externo; físico ou psicológico. Exemplos: físicos internos são inflamações e infecções; físicos externos são dor, frio, calor; psicológico interno é o estresse antecipador; psicológico interno é a preocupação intensa com algo no futuro; psicológicos são a pressão social, trabalho sem prazer, relacionamentos, questões financeiras.

Sintomas do estresse
Musculatura do corpo está tensa; batimentos cardíacos e pressão sanguínea aumentam; respiração alterada (ofegante e curta); irritabilidade; cansaço; sono; inflamações; dores de cabeça.

Mudando os padrões
O seu corpo está lhe fornecendo uma oportunidade única. Ele solicita para você reavaliar hábitos e padrões não tão saudáveis. Então vamos lá, responda:

Como anda a sua alimentação? Ela é saudável ou poderia melhorar? Sua respiração anda ofegante e acelerada? Você é rígido? E tem dificuldade de relaxar? Você fuma muito? Ou bebe muito café?
Você está praticando alguma atividade física, como exercícios, caminhada, etc? Você reserva um tempo só para você?

Liberando o estresse
Uma alimentação mais saudável; horários compatíveis para seu descanso; respirar calmamente; abandonar hábitos ou pelo menos diminuir fumo e café; praticar alguma atividade física; seja flexível com você e com os outros.

Exercícios antiestresse
Espreguiçar; respire, inspire (nariz) profundamente e expire (boca) lentamente (7 vezes); estique e solte a perna direita e mova a pé direito, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para direita e da direita para a esquerda. Faça o mesmo com a perna esquerda (7 vezes); estique e solte o braço direito e mova a mão direita, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Faça o mesmo com o braço esquerdo (7 vezes); amassar o pão: mão direita no ombro esquerdo, amassar (7 vezes). Faça o mesmo com a mão esquerda no ombro direito; feche os olhos por um minuto; pisque fortemente; gesto do sim e não, levante a cabeça no gesto de sim e em seguida num gesto de não (repetir 7 vezes); sorria: fique sério e sinta o rosto rígido em seguida solte a musculatura e sorria.

Observação: Deixe seu ambiente de trabalho, familiar e estudo o mais prazeroso possível.

Lembre-se: pensamentos e atitudes saudáveis e positivas atraem acontecimentos também saudáveis e positivos. Então, ame-se muito, afinal você é uma onda de repercussão e tem a obrigação de ser feliz. Usufrua a dádiva da vida cada vez mais e melhor!

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.