Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Mujica, presidente uruguaio, afaga amigo Lula, ‘o maior líder’ entre todos os latinos



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta segunda-feira com o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. Os dois jantaram juntos, acompanhados da mulher de Mujica, a senadora Lucia Topolansky, e do diretor do Instituto Lula para América Latina, o ex-ministro Luiz Dulci.

O encontro ocorreu no palácio presidencial do Uruguai. O objetivo da reunião era analisar a situação atual da América do Sul e o papel da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Nesta segunda-feira, a imprensa uruguaia publicou uma entrevista na qual Mujica diz que Lula tem todas as condições para assumir a liderança da região.

“Sempre pensei que Lula deveria ter muito que ver com o processo de integração da Unasul, porque era a figura mais indicada. Contudo, ele sempre pensou que, por ser brasileiro, se atribuiria ao Brasil uma visão dominadora”, explicou o presidente uruguaio.

Além do tema da Unasul, a pauta do encontro inclui a negociação em curso entre Mercosul e União Europeia e também a necessidade de se ajustar uma séria de políticas complementares que estão em marcha.

A visita de Lula também servirá para que Mujica apele aos bons ofícios do ex-presidente em questões bilaterais, especialmente às vinculadas à possível instalação de empresas brasileiras no Uruguai e ao término da integração elétrica entre os dois países.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente