Curta nossa página


Novos tempos

Mundo será melhor quando pandemia passar

Publicado

Autor/Imagem:
Sérgio Mansilha

A inovação sempre surge quando a demanda existe e a política ou a sociedade começam a rolar. Assim, de que maneira e em que medida nosso mundo mudará por causa da crise de Covid-19?

Infelizmente, não temos uma bola de cristal. Apesar de todos os esforços, a crise do Covid-19 já está colocando em risco a existência de muitas pessoas, e nem todos passarão ilesos. Mesmo assim, minha esperança é que também vejamos essa situação.

Por exemplo, todos podemos fazer esforços para garantir que as muitas grandes iniciativas de bairro sejam estabelecidas permanentemente. Eventualmente, também podemos ter uma nova consciência de quão vulnerável é nossa própria saúde e de como nossa economia depende das cadeias de suprimentos internacionais.

Em que áreas podemos esperar um impulso inovador após o surto do Covid-19?

Na minha opinião, há um grande potencial para inovações sociais. No momento, algumas máquinas de costura operam a toda velocidade em alguns lares, a fim de fornecer às instituições sociais máscaras faciais. Indivíduos particulares e instituições de pesquisa estão produzindo protetores faciais com técnicas de impressão 3D para clínicas, equipe de enfermagem e serviços de assistência. Para mim, isso indica uma nova conscientização da comunidade.

A crise está abrindo novas formas de interação social, e devemos continuar seguindo essas novas direções. Naturalmente, o público em geral atualmente se concentra em questões médicas e tecnológicas urgentes. Enquanto isso, os desafios globais de nossos tempos em áreas como energia, mobilidade, clima, alimentos e a digitalização ainda precisa ser endereçada. É por isso que são necessárias soluções inovadoras durante e após a crise em todas as áreas da sociedade e em todo o mundo.

Algumas empresas descobrirão novas aberturas na crise que poderão continuar desenvolvendo no futuro.

Existe potencial para inovações na economia. Atores em muitas áreas da economia estão demonstrando versatilidade. Por exemplo, a urgência da situação atual inspirou algumas empresas a apoiar espontaneamente a produção de equipamentos médicos e outros suprimentos essenciais. Por um lado, estão dando uma contribuição importante durante a crise do Covid-19 e, por outro, podem aliviar a situação difícil em sua própria empresa.

Dessa maneira, algumas empresas descobrirão habilidades e oportunidades completamente novas que poderão adotar e continuar desenvolvendo no futuro. As empresas podem avançar em direções totalmente novas, se conseguirem se adaptar com sucesso. Também vejo novas oportunidades econômicas para startups que, devido a seus modelos de negócios digitais, podem preencher lacunas cada vez maiores na área de digitalização.

Também devemos ter o cuidado de incluir aqueles na era digital que não têm acesso à Internet em alta velocidade.

A crise impulsionará a digitalização, ela está atuando como um driver de digitalização. Muitas pessoas foram jogadas no fundo do poço, mas agora estão começando a nadar.

Pense nisso.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.