Curta nossa página


Chip para paraplégicos

Musk caminha para receber Nobel em todas as áreas

Publicado

Autor/Imagem:
Mary Manley/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Tido como um dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk não para de investir em diferentes áreas. Agora, com o anúncio de que sua startup criou uma interface que permitirá que pessoas com tetraplegia (paralisia dos quatro membros) controlem dispositivos com seus pensamentos, ele foi além do que se poderia imaginar a curto prazo. Musk simplesmente antecipou o futuro, transformando ficção em realidade.

Em postagem no X (antigo Twitter, por sinal também dele) o empresário anunciou que Neuralink inseriu com sucesso um chip no cérebro de sua primeira cobaia humana. “O primeiro ser humano recebeu um implante e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios.”

No mês passado, a empresa anunciou que estava procurando tetraplégicos com menos de 40 anos para participar dos testes. Os testes da empresa envolvem a remoção de parte do crânio do paciente antes de permitir que um robô de 2,10 metros de altura implante 64 fios revestidos com eletrodos no cérebro dessa pessoa.

“O objetivo de curto prazo da empresa é construir uma interface cerebral generalizada e restaurar a autonomia daqueles com condições neurológicas debilitantes e necessidades médicas não atendidas”, disse DJ Seo, cofundador da Neuralink. “Então, realmente, o objetivo a longo prazo é ter isto disponível para milhares de milhões de pessoas e desbloquear o potencial humano e ir além das nossas capacidades biológicas”, acrescentou.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.