Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Perigo no céu

Nasa apressa foguete para tentar evitar colisão de asteroide

Publicado

Foto/Imagem:
Andrey Dergain/Via SputnikNews - Foto Marcello Casal Jr

A Nasa está acelerando os trabalhos de lançamento do Double Asteroid Redirection Test (Dart). O voo terá início em 23 de novembro, na Base da Força Espacial de Vandenberg na Califórnia. A espaçonave será impulsionada para o espaço através de um foguete SpaceX Falcon 9. O objetivo é mudar a rota de um asteroide supostamente perigoso para a Terra.

O alvo em questão é o asteroide Dimorphos, que faz parte de um sistema binário, porque gira em torno de outro asteroide chamado Didymos, que em grego significa gêmeos. O Dimorphos tem um diâmetro de 160 metros e é menor que Didymos, que tem um diâmetro de 780 metros.

A sonda Dart deve atingir Dimorphos quase de frente, encurtando o tempo que esse pequeno asteroide leva para orbitar Didymos por vários minutos. O plano é que, com o impacto em 2022, os telescópios da Terra possam medir o quanto a órbita de Dimorphos mudou.

O sistema Didymos estará mais perto da Terra, a cerca de 11 milhões de quilômetros, o que permitirá melhores observações. Cientistas atestam que o Dimorphos será o alvo perfeito para avaliar a eficácia de uma nave como o Dart no desvio de um objeto celeste de outro, afastando eventuais riscos para a humanidade

Publicidade
Publicidade