Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


TOI-1075b

Nasa descobre planeta 10 vezes maior que a Terra

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Um enorme exoplaneta rochoso “super-Terra” foi descoberto no espaço, orbitando uma estrela distante a cerca de 200 anos-luz de distância através de observações da espaçonave Transiting Exoplanet Survey Satellite da Nasa. O planeta, designado TOI-1075b, tem uma massa dez vezes maior que a da Terra e a proximidade de sua estrela hospedeira resulta em temperaturas na superfície do planeta atingindo 1.050 graus Celsius.

O TOI-1075b parece ser um dos maiores planetas do tipo super-Terra descobertos até agora, observou a Nasa, acrescentando que o estudo deste planeta pode “gerar uma nova visão sobre a formação de planetas rochosos como o nosso”.

Apesar das chamadas “super-Terras” parecerem bastante comuns na galáxia, não há nenhuma delas no Sistema Solar.

O que torna o TOI-1075b particularmente intrigante para os cientistas é o fato de que os modelos existentes sugerem que um planeta desse tamanho deveria ter uma espessa atmosfera composta de hidrogênio e hélio, mas os dados disponíveis sobre a órbita e composição do planeta sugerem o contrário.

“Isso torna o TOI-1075 um ‘planeta fundamental’ – entre apenas alguns outros até agora com medições precisas de tamanho e massa para ajudar os cientistas a ajustar seus modelos de formação de planetas”, disse a NASA em seu site. “Isso, por sua vez, os ajudará a prever exatamente que tipos de atmosferas as super-Terras e outros tipos de planetas possuem, ou se eles têm atmosferas”.

Publicidade
Publicidade