Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Califórnia

Natureza avisa que o grande terremoto está chegando

Publicado

Foto/Imagem:
Fantine Gardinier/Via Sputniknews - Foto Reprodução

A falha de San Andreas, que percorre toda a extensão da Califórnia, é considerada pelos sismólogos como “pronta” para um grande terremoto, que não acontecia há mais de 160 anos. A falha sofreu vários terremotos fortes, mas não o “grande” de magnitude 7,8 ou superior, que devastaria a região densamente povoada.

Mas ele virá, e o mais recente aviso foi dado às 2h34 da manhã de terça-feira, 20, quando um forte terremoto abalou o norte da Califórnia, destruindo casas, estradas e linhas de energia, além de deixar quase 100 mil pessoas sem eletricidade.

De acordo com o US Geological Survey, o terremoto foi de magnitude 6,4 na escala Richter e centrou-se a cerca de 15 quilômetros a sudoeste da cidade de Ferndale, perto da costa do Oceano Pacífico. Ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas no terremoto, de acordo com as autoridades locais.

A área é conhecida pelos sismólogos como a junção tripla de Mendocino, um local onde as placas do Pacífico, América do Norte e Juan de Fuca se encontram. De acordo com o USGS, o terremoto foi resultado de uma falha transcorrente, ou ação de lado a lado, e, portanto, nenhum alerta de tsunami foi emitido. Os tsunamis são mais comumente associados a falhas de empuxo, nas quais a placa tectônica é empurrada para cima por outra placa deslizando por baixo dela.

O condado de Humboldt, na Califórnia, o mais próximo do epicentro, sofreu os maiores danos do terremoto. De acordo com os dados de rastreamento da concessionária, 71.000 dos 99.000 clientes de energia estavam sem eletricidade às 6h30, horário do Pacífico.

O gabinete do xerife do condado de Humboldt alertou sobre “danos generalizados a estradas e residências” em sua conta no Twitter. Fissuras foram vistas se estendendo pelas estradas e rachaduras foram relatadas em Fernbridge, que transporta a California Route 211 através do rio Eel. A ponte foi fechada pela Caltrans para inspeção.

Os usuários do Twitter postaram vídeos e fotos dos danos em suas casas. “Foi um grande problema”, twittou uma jornalista local, com um vídeo de um armário de porcelana virado em sua casa. “A casa está uma bagunça.”

Situada ao longo de uma série de linhas de falha que fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico, a Califórnia é palco de terremotos regulares, a maioria dos quais são pequenos, mas que também podem ter força extrema. Em 1906, um terremoto de magnitude 7,9 destruiu 80% de San Francisco, matando mais de 3 mil pessoas.

Mais recentemente, um terremoto de magnitude 6,9 ​​em 1989 centrado perto de Loma Prieta Peak destruiu rodovias, provocou um pequeno tsunami e interrompeu um jogo de beisebol da World Series que acontecia nas proximidades entre dois times locais.

Publicidade
Publicidade