Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Nem toda planta é boa para ter em casa

Carolina Paiva, Edição

As técnicas do Feng Shui buscam harmonizar o lar e atrair prosperidade e sentimentos bons. A natureza tem um papel crucial para um bom feng shui, por isso plantas são elementos-chave na hora de energizar o ambiente.

Nem toda planta, porém, cumpre bem esse papel. Algumas espécies, ao contrário de realizar um papel positivo, podem prejudicar a energia da sua casa.

Saiba quais são elas, e evite tê-las dentro de casa.

1. Roxinha
São chamadas assim as plantas que possuem partes roxas e não verdes, como a flor-de-outubro ou hera roxa. Para o feng shui, a presença do verde das plantas é crucial para a harmonização do ambiente. Ele traz equilíbrio e faz novas conquistas florescerem. Quando ele está ausente, toda a energia vinculada às plantas e ao crescimento fica prejudicada.

2. Comigo-ninguém-pode
A comigo-ninguém-pode é uma planta herbácea bastante tóxica que pode causar danos quando ingerida, o que, em geral, é feito por animais domésticos ou crianças. Ela é considerada como ruim pelo feng shui por ser venenosa. Algo que gera efeitos negativos bloqueia a entrada de energias positivas.

3. Jiboia
A jiboia por si só não é prejudicial. Porém, ela deve ser cultivada de forma correta, em vasos ou na terra. Essa planta trepadeira cresce muito facilmente. Se cultivada em água ou em vasos suspensos, ficando pendurada, ela é capaz de roubar a determinação das pessoas e trazer problemas financeiros para quem convive no ambiente.

4. Chorões
O chorão é uma planta suculenta e rastejante, que cresce com facilidade e forma um tapete sobre o solo. Essa característica faz com que o chorão prejudique outras plantas que vivem no mesmo ambiente, pois dificulta o desenvolvimento correto do solo. Para o feng shui, esse comportamento atrai energias negativas e destrutivas para o ambiente.

5. Agave
Plantas pontiagudas ou com espinhos atraem energias de indiferença e discórdia. Esse é o caso do agave, uma planta suculenta de origem mexicana que possui pontas. Ela é capaz de drenar a energia do ambiente. Sua presença dentro de casa pode gerar mal-estar entre todos os que habitam o lar.

6. Coroa de Cristo
Apesar das belas flores, a planta Coroa de Cristo tem seu nome devido a um aspecto negativo: seus espinhos e ramos contorcidos, que fazem com que ela seja semelhante à coroa de espinhos colocada na cabeça de Cristo durante seu sofrimento. Tanto os espinhos quanto essa associação fazem com que a planta atraia energias agressivas e gere mal-estar no ambiente.

7. Dama da Noite
A dama da noite é uma espécie de jasmim conhecida por liberar um aroma intenso no período noturno. Ainda que muita gente goste desse perfume, ele pode gerar efeitos negativos se a planta estiver num espaço fechado. Agitação e distúrbios do sono são alguns deles, o que faz com que a planta seja contraindicada pelo feng shui.

8. Samambaia
Em ambientes fechados, a energia intensa da samambaia é capaz de gerar muitos efeitos negativos. Suas folhas voltadas para baixo empurram as energias locais para baixo também. Isso alimenta sentimentos ruins, como vícios, insônia e alterações de humor. Do lado de fora da casa, porém, a negatividade é neutralizada.

9. Avenca
Plantas doentes ou maltratadas são fonte de energia negativa, segundo o feng shui. O problema da avenca é este: como é uma planta muito sensível às variações do ambiente, ela pode enfraquecer facilmente e, da mesma forma, bloquear as energias positivas da casa, trazendo desânimo e fraqueza.

10. Bromélia
Assim como a samambaia, a bromélia também é uma planta bastante energética, embora não seja propriamente fonte de negatividade como a outra: a bromélia pode trazer agitação e inquietação excessiva. Pode até ser colocada dentro do ambiente, contanto que em quantidades pequenas e, de preferência, com outra planta que traga equilíbrio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente