Curta nossa página


Viver é difícil

Ninguém escapa do destino, e o que será, será…

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Francisco Filipino

Viver é difícil. Mas ao mesmo tempo é super simples. Estranho, não é mesmo? Afinal, para se viver basta seguir sempre em frente. Acordar, cumprir as tarefas diárias, ao final do dia descansar, dormir, acordar no dia seguinte e assim continuar até que seu tempo nesse plano se encerre. Nada mais simples… não requer nem prática, nem habilidade, como diriam os antigos… porém…

O problema se apresenta a nós justamente no espaço de tempo entre o despertar e o adormecer… é nesse momento de nossa vida que as coisas se complicam. E por quê? Simples… temos que seguir uma série de regras, de rotinas, que teoricamente facilitariam nossa estada nesse mundo…

Durante nosso tempo de repouso tudo é lindo e maravilhoso… mesmo que estejamos passando por uma situação difícil enquanto despertos, ao nos permitirmos cerrar os olhos para um merecido descanso, a sensação do nada nos permite gozar uma paz que, despertos, não temos. É quando os problemas do dia a dia nos dão uma trégua. Às vezes, até temos sonhos agradáveis…

São vários os problemas por nós criados para dificultar a vida, nossa e de nossos semelhantes. E tudo se inicia por uma coisinha insignificante chamada “expectativa”… e o que é, exatamente, “expectativa”? Simplesmente o desejo de que algo se realize da maneira que idealizamos. É a esperança de que as coisas saiam exatamente como planejamos…

Quando as expectativas dependem apenas de nossas ações, nem sempre conseguimos, é claro… mas sabemos qual o objetivo e tentamos alcançá-lo. Sairmos vitoriosos dessa empreitada pode ou não ocorrer. Mas pelo menos estamos dependendo apenas de nosso esforço… e talvez, de uma dose de sorte…

Nem sempre aquilo que almejamos está ao nosso alcance. Mas somente descobrimos depois de tentar. A parte boa é que vamos nos preparando, dia a dia, para realizar nosso intento. E com o tempo certamente iremos evoluir, aumentando assim nossas chances de alcançar o objetivo. Pelo menos dependemos de nós mesmos. O sucesso ou fracasso não poderão ser imputados a ninguém mais além de nós…

O problema é quando dependemos de outro alguém para realizar nossos sonhos. E na maioria das vezes esse agente nem imagina o que esperamos dele. Porque temos dessa pessoa uma imagem idealizada. E, através desse avatar que criamos, imaginamos como ela seria em sua vida real. Mas imaginação e realidade são coisas completamente diferentes…

E nesse caso os problemas gerados são mais complicados que possamos imaginar. Tudo porque desejamos que alguém aja de acordo com o que pensamos sobre ela. É como se quiséssemos transformá-la em um brinquedo, para poder manipulá-la ao nosso bel prazer… mas assim como criamos um perfil para ela, esta também cria um perfil para nós… e nunca haverá um ponto em comum para nenhum dos dois…

A todo momento imaginamos como as coisas seriam fáceis se tudo saísse de acordo com nossa imaginação. Porém o mundo não é assim… cada coisa tem seu momento certo de acontecer, independe de nossa vontade. Mas não é assim que pensamos, não é mesmo? Como eu já disse, temos sonhos, e tentamos de todas as maneiras, realizá-los…

Sim, viver é difícil. E por culpa apenas nossa. Pois queremos mudar o rumo do mundo a todo instante. Desejamos modificar a própria Natureza para que ela se ajuste aos nossos desejos. Porém isso não é possível. Somos apenas uma das muitas espécies que são acolhidas por este mundo maravilhoso no qual estamos inseridos. Fomos alocados em um Paraíso e não sabemos aproveitá-lo. Tudo porque não aceitamos as diretrizes que nos foram passadas quando aqui chegamos. Sabe aquela mulher que pensa conseguir mudar a índole do marido depois do casamento? Bem, é assim que agimos a todo instante… queremos modificar a Natureza para que ela corresponda àquilo que pensamos ser o melhor para nossa vida. Infelizmente, isso não é possível. Pois o Mundo tem a sua própria dinâmica e independe de nossa vontade para seguir em frente. Não importa o que pensemos…

No final, só nos resta uma de duas atitudes a tomar… aceitamos as limitações que o mundo nos impõe, e vivemos sempre acabrunhados por não conseguirmos o que consideramos nosso por direito, ou lutamos contra o Destino, tentando modificar aquilo que, como dizia o poeta, “não tem governo, nem nunca terá”… afinal, a Vida transcende a nossa compreensão…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.