Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Efeito Ucrânia

Noruega entra em prontidão temendo ataque russo

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Moscou considera a decisão de aumentar a prontidão das forças armadas norueguesas como um passo sem precedentes, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira, 2.

“Isso não nos interessa, mas há um detalhe importante – um passo tão sem precedentes é justificado, como não é difícil de adivinhar, pelas ações da Rússia, que ‘levaram à situação político-militar mais grave da Europa’. Não, não foram nossas ações que levaram a isso, foram suas ações. Você é o Ocidente coletivo… Foi você quem desestabilizou a situação no continente europeu”, disse Zakharova em um briefing, comentando as ações de Oslo.

A porta-voz observou que o lado russo responderá a quaisquer ações hostis do lado norueguês. “A escalada da ameaça do Leste, a difamação de nosso país, atribuindo-lhe coisas que não faz, está mais uma vez sendo usada pelas autoridades norueguesas para disfarçar suas próprias aspirações em relação aos preparativos militares … perto das fronteiras russas como a adesão consciente de Oslo a um curso destrutivo para aumentar as tensões na região euro-ártica… disse.

O governo norueguês decidiu fortalecer a prontidão de combate das forças armadas do reino a partir de 1º de novembro em meio ao conflito na Ucrânia, disse o chefe das forças armadas norueguesas, Eirik Kristoffersen, na segunda-feira, 31.

Publicidade
Publicidade