Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Nova descoberta mostra o maior de todos os dinos

Antônio Albuquerque, Edição

Restos fósseis encontrados no sudoeste da Argentina correspondem a um saurópode de 98 milhões de anos, cujo tamanho pode superar o do Patagotitan mayorum, o maior dinossauro já conhecido.

Os ossos são 10% a 20% maiores que os do patagotitano mayorum, que pesava cerca de 70 toneladas e media cerca de 40 metros de comprimento, explicou Alejandro Otero, pesquisador do Museu La Plata.

“O que foi encontrado até agora são as primeiras 24 vértebras da cauda, partes da cintura pélvica e da cintura peitoral. Os restos continuam sob a rocha e continuaremos seu resgate em campanhas futuras”, disse o autor da primeira comunicação sobre o exemplar publicada na revista científica Cretaceous Research.

Os trabalhos de escavação só começaram em 2015, disse por sua vez o paleontólogo José Luis Carballido, que conduziu os estudos sobre o Patagotitan e avistou o novo exemplar no vale do rio Neuquén.

Carballido é pesquisador do Museu Egidio Feruglio e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet). O exemplar apareceu na formação Candeleros, uma unidade rochosa com cerca de 98 milhões de anos, disse o geólogo Alberto Garrido, diretor do Museu de Ciências Naturais de Zapala, na província de Neuquén.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente