Curta nossa página


Steam

Nova prática ajuda a evoluir método de ensino

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

Graças a torrente de mudanças trazidas pela tecnologia, principalmente quanto ao uso da internet pela educação, as descobertas nos ramos da neurociência e neuroeducação, instituições de ensino, como o colégio Galois, por exemplo, passaram a inserir em suas agendas conceitos da educação ligadas às habilidades do século 21.

Essas capacidades estão divididas em três grandes domínios: múltiplos conhecimentos, valores desenvolvidos com os conteúdos abordados e alunos e cidadãos melhores preparados para os desafios do futuro.

Seguindo essa dinâmica, o colégio Galois deu vida em sua rotina educacional ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) – metodologia que metodologia que integra Artes às quatro áreas de ‘’Ciências Exatas’’. O motivo: inúmeros pensadores da educação concordam que a educação artística é uma forte aliada no desempenho acadêmico e auxilia os alunos a interpretarem o mundo de maneira mais clara.

Demanda dos alunos
Além de proporcionar um aprendizado mais atraente, o método STEAM vem para atender o desejo do aluno de estar inserido em um espaço de aprendizagem mais prazeroso e desafiador.

E claro, como toda nova demanda, ela exige de alunos e professores. Tudo porque essa nova visão da educação, pede de alunos e professores uma capacidade de adaptação, incorporação de novos conceitos e uma atualização contínua. Algo que o colégio Galois já está acostumado a oferecer aos alunos e professores.

O que o STEAM
Mais do que uma sigla, o STEAM é uma arma poderosa do ensino moderno. Ele é um método eficaz cujo os meios incentivam no aluno a descoberta de porquê ele está fazendo o que faz no mundo. Isso porque o processo do STEAM passa por cinco etapas: Investigar, Descobrir, Conectar, Criar e Refletir.

E o aprendizado não é aplicado do jeito convencional. Com o método STEAM, cada aluno experimenta o pensar científico de modo interpretativo e reflexivo. E isso acontece por meio de brincadeiras e projetos interdisciplinares.

Quando o STEAM está em cena, alunos resolvem problemas, pensam de forma mais inovadoras e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar.

Evolução educacional
O objetivo é formar alunos com habilidades essenciais para o aluno do século XXI. Entre elas
a criatividade, a imaginação e a inovação; pensamento crítico e resolução de problemas; comunicação e colaboração; flexibilidade e adaptabilidade; habilidades sociais e culturais; capacidade de lidar com diferentes situações.

É importante destacar que o STEAM, modelo implementado pelo colégio Galois, ajudam ainda os alunos a desenvolverem tais habilidades de forma interativa e autônoma.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.