Curta nossa página


Evitar amputação

Nova teoria explica por que braços do T-Rex eram pequenos

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Divulgação

Kevin Padian, paleontólogo e professor de Biologia Integrativa da Universidade da Califórnia, está apresentando uma nova hipótese que pode explicar por que os braços do dinossauro conhecido como Tyrannosaurus Rex são tão curtos.

Em um artigo publicado na revista Acta Palaeontologia Polonica, Padian postula que os braços do T-Rex diminuíram de comprimento para evitar a amputação – acidental ou intencional – que poderia ter ocorrido quando um bando dessas criaturas foi colocado em uma carcaça para se banquetear.

“E se vários tiranossauros adultos convergissem para uma carcaça? Você tem um monte de crânios enormes, com mandíbulas e dentes incrivelmente poderosos, rasgando e mastigando carne e osso bem ao seu lado. muito perto? Eles podem avisá-lo cortando seu braço”, disse Padian, citado pelo Phys.org.

Assim, ele sugeriu, “poderia ser um benefício reduzir os membros anteriores, já que você não os está usando em predação de qualquer maneira”, observando que feridas por mordida podem resultar em infecção, hemorragia, choque e eventual morte.

Padian observou que os predecessores dos tiranossaurídeos tinham braços mais longos e que deve haver uma razão para a diminuição do tamanho e da mobilidade articular desses membros. Ele também observou, no entanto, que qualquer hipótese sobre esse desenvolvimento, incluindo sua hipótese, será difícil de fundamentar à luz da extinção do T-rex há milhões de anos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.