Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


BA.2.75

Nova variante Ômicron pode trazer quarta onda de Covid

Publicado

Foto/Imagem:
Deexa Khanduri/Via Sputniknews - Foto Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a nova sub-linhagem BA.2.75 da variante Omicron da Covid foi detectada na Índia. “Na Europa e na América, BA.4 e BA.5 estão impulsionando ondas. Em países como a Índia, uma nova sub-linhagem de BA.2.75 também foi detectada, que estamos acompanhando”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Segundo a OMS, os novos casos de Covid relatados em todo o mundo aumentaram quase 30%. Especialistas dizem que a variante BA.2.75 inclui novas mutações na proteína spike, além de mutações que já estão presentes na variante Omicron.

Isso permite que ele escape de vários anticorpos e possa infectar pessoas que foram vacinadas ou infectadas anteriormente. A detecção do BA.2.75 levou cientistas de todo o mundo a mergulhar fundo na pesquisa para saber mais sobre a nova variante e a possibilidade de outra onda de Covid.

Na Índia, a subvariante BA.5 foi detectada nos estados de Tamil Nadu, Karnataka, Bengala Ocidental, Maharashtra, Telangana, Delhi, Haryana, Gujarat e também no território da união de Ladakh.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse em um vídeo postado no Twitter que houve o surgimento de uma subvariante chamada BA.2.75, “relatada primeiro na Índia e depois em cerca de 10 outros países”.

Swaminathan disse que ainda há sequências limitadas disponíveis da subvariante para analisar, “mas essa subvariante parece ter algumas mutações no domínio de ligação ao receptor da proteína spike. Então, obviamente, essa é uma parte fundamental do vírus que liga-se ao receptor humano.”

“Portanto, temos que observar isso. Ainda é muito cedo para saber se essa subvariante tem propriedades de evasão imunológica adicional ou mesmo de ser clinicamente mais grave. Não sabemos disso”, acrescentou ela.

Na semana passada, Shay Fleishon, um cientista israelense, afirmou que uma nova variante do coronavírus atingiu 10 estados indianos e despertou preocupações de uma quarta onda da pandemia de Covid-19.

A atual taxa diária de testes positivos é, no entanto, de cerca de 4,32%, abaixo dos cerca de 16-17% em janeiro de 2022, o pico da primeira onda Omicron.

Publicidade
Publicidade