Curta nossa página


Ajuda meio ambiente

Novacap testa grelha contra roubo em bocas de lobo

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Divulgação

A Diretoria de Urbanização da Novacap começou a instalar cerca de 500 grelhas de plástico em diversas áreas do Distrito Federal. As peças integram a estrutura das bocas de lobo e vão ser implantadas em substituição às grades quebradas, danificadas ou furtadas.

Apenas em 2023, cerca de 2 mil bocas de lobo precisaram ser reparadas – estima-se que a grelha de 90% delas tenha sido roubada, um prejuízo de aproximadamente R$ 2,1 milhões.

“A grelha ecológica articulada, como é oficialmente chamada, é feita de plástico não reciclável e mais durável. Dessa forma, não desperta interesse comercial”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Além disso, esse material é sustentável e não agride o meio ambiente, pois não enferruja como as tradicionais grades de ferro”, completa.

Cada uma das peças pesa somente 20 kg e tem grande resistência. Entre as vantagens, a grade precisa de menos profissionais para instalá-la, além de suportar o peso de até 20 toneladas sem sofrer danos.

As primeiras estruturas começaram a ser implantadas em bocas de lobo onde há grande fluxo de veículos pesados e em locais ermos ou pouco movimentados. “No primeiro caso, pois elas estão preparadas para suportarem o peso dos carros. Em relação ao segundo ambiente, o objetivo é inibir roubos nessas localidades”, aponta Fernando Leite.

A expectativa é de que haja economia em relação à troca e manutenção das grelhas. Caso a tese se confirme, a companhia pretende investir em novas levas do produto.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.