Curta nossa página


Outubro

Número de turistas estrangeiros volta à época da pré-pandemia

Publicado

Autor/Imagem:
Malu Oliveira, Edição/Via Pátria Latina - Foto Fernando Frazão/ABr

O Brasil recebeu mais de 410 mil turistas em outubro. O número se equipara ao período pré-pandêmico, quando, no mesmo mês de 2019, 413 mil estrangeiros entraram no país. Se comparado ao período de janeiro a outubro de 2022, a entrada de estrangeiros foi 74% maior em 2023, registrando 4,78 milhões de visitantes de outros países.

Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a perspectiva é de que esse número se aproxime dos 6 milhões até o fim do ano. “A gente está em um momento muito positivo no setor do turismo. Certamente, vamos nos aproximar dos patamares históricos de pré-pandemia. Em relação a rendimentos, nós vamos terminar o ano provavelmente com um recorde histórico. De janeiro a setembro deste ano, os turistas internacionais injetaram mais de R$ 24,6 bilhões na nossa economia. Esses números só comprovam o potencial do turismo”, afirma.

Já o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que as ações implantadas pelo governo federal para melhorar o ambiente interno do país estão atraindo mais estrangeiros. “Claramente temos melhoria no ambiente econômico, com alta na previsão do PIB e redução de juros; no social, com a garantia de direitos, como o Bolsa Família, e no compromisso com a sustentabilidade e meio ambiente. Isso tudo impacta na imagem do Brasil lá fora. Temos muito a oferecer, e o mundo está acordando para isso”, comemora Sabino.

Entre os principais visitantes estrangeiros que vieram ao Brasil em 2023 estão os argentinos, com 1,51 milhão. Os americanos vêm em seguida, com pouco mais de 483 mil visitantes, seguidos pelos chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.

Desde o início de novembro, o Portal de Dados da Embratur dispõe de um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais no país. São números coletados da plataforma ForwardKeys, voltados para visitantes que chegam ao Brasil por via aérea. A ferramenta proporciona levantamentos, com filtros por estado, que informam a antecedência da compra de passagens, a motivação das viagens, o tempo de permanência, o aeroporto que foi o portão de entrada e o número de conexões até o destino final.

A plataforma digital ainda reúne dados atualizados sobre a entrada de turistas estrangeiros, a movimentação financeira dos visitantes no Brasil e a malha aérea internacional em nosso país. O painel tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), o World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia.

Com o painel, a Embratur passa a fornecer informações para que os governos estaduais planejem campanhas mais eficientes de atração de turistas, além de os dados alimentarem o fomento de políticas da própria Agência para promover o Brasil no exterior.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.