Curta nossa página


Natureza esgotada

O ano está na metade, mas a Terra já deu o que tinha que dar

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

No próximo dia 1º de agosto, a população mundial terá consumido todos os recursos naturais – frutas, verduras, carnes, peixes, água, madeira e etc. – disponíveis para 2018 e começará a retirar do planeta mais do que ele pode oferecer.

Essa data é chamada de “Earth Overshoot Day”, ou, em português, Dia da Sobrecarga da Terra, e é calculada anualmente pela organização internacional Global Footprint Network – em 2017, a população esgotou os recursos do planeta para aquele ano em 2 de agosto.

Segundo a entidade, para satisfazer as necessidades de recursos naturais da população global seria preciso ter uma Terra e mais 70% de outra. O ser humano passou a consumir acima da capacidade de regeneração da natureza na década de 1970, e, desde então, o Dia da Sobrecarga acontece cada vez mais cedo.

No entanto, a exploração não se dá de forma equilibrada por todo o planeta: se todos vivessem como os habitantes dos Estados Unidos, por exemplo, seriam necessárias cinco Terras; se tivessem o mesmo padrão de consumo dos indianos, por outro lado, 0,7 Terra já seria o bastante.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.