Curta nossa página


Cansaço físico

O fardo que desaparece quando surge o sorriso no rosto e o beijo de um bebê

Publicado

Autor/Imagem:
@donairene13 - Foto Francisco Filipino

Eu não sei se vocês já experimentaram um tipo de cansaço que vai muito além do físico. É como se a alma estivesse cansada. Um peso que não se alivia nem com uma boa noite de sono, nem com um banho demorado. Parece que o corpo até tenta acompanhar, mas a cabeça não para, o coração não descansa.

Pode parecer clichê, mas, antes de ser mãe, eu não sabia o que era esse tipo de cansaço. Hoje eu entendo: é um cansaço de tarefas, de decisões, de responsabilidades. É o cansaço de quem está sempre alerta, sempre pensando no que falta fazer, no que pode dar errado, no que precisa ser preparado. É um cansaço de pensamento. Aquele cansaço que se instala mesmo quando o corpo está parado.

Mas, curiosamente, tudo se acalma quando minha pequena me dá um beijo e sorri. É como se naquele instante o mundo inteiro se reorganizasse. O cansaço não desaparece, mas fica menor, quase invisível. Porque o amor dela é o meu descanso possível. Um tipo de energia que vem do afeto e que, por alguns segundos, faz a alma respirar de novo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2025 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.