Curta nossa página


Entre a piada e a soberania

O peso da fraqueza e ingenuidade entreguista de José Múcio

Publicado

Autor/Imagem:
@donairene13 - Foto de Arquivo

A declaração do ministro da Defesa, José Múcio, chamou atenção pela sinceridade e pelo tom bem-humorado, mas também causa estranheza. Afinal, espera-se que um ministro da Defesa transmita confiança na capacidade do país de proteger sua soberania. Dizer que “abriria o portão” diante de uma invasão pode até ter sido uma forma de ilustrar a desigualdade militar, mas passa uma mensagem delicada.

Por outro lado, a fala coloca em evidência um tema importante: a necessidade de investir mais na defesa nacional. O Brasil é um país pacífico, não tem tradição de conflitos com seus vizinhos e sempre privilegiou a diplomacia. Mesmo assim, o cenário internacional tem se tornado cada vez mais instável, e depender apenas da boa vontade de outros países não é uma estratégia prudente.

Ninguém deseja que o Brasil entre em guerra. Pelo contrário, a paz deve continuar sendo um dos pilares da política externa brasileira. Mas um país de dimensões continentais, com riquezas naturais, fronteiras extensas e importância geopolítica, precisa ter condições de proteger seu território e sua população. Investir em defesa não significa incentivar conflitos, e sim fortalecer a capacidade de dissuasão e garantir a própria soberania.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2026 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.