Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

O que é e como funciona o jogo de búzios?

Tatiane de Paula

Popularmente integrante de religiões africanas, o jogo de búzios é utilizado para estabelecer uma relação mais próxima com determinadas divindades e assim encontrar resposta para possíveis dúvidas, problemas e questionamentos.

No jogo de búzios é através do posicionamento das conchas que se estabelece uma comunicação direta com os orixás. Realizado sobre um pano branco o jogo é feito sempre por uma Mãe de Santo. Os guias, representados por conchas de diferentes tamanhos, simbolizam todos os Orixás.

O que os búzios revelam?
O jogo de búzios estabelece uma conexão com divindades proporcionando conhecer melhor seus orixás e entidades regentes. Através dos búzios também é possível fazer oferendas aos orixás, conhecer trabalhos feitos, indicar trabalhos que podem ser realizados além de tratar doenças e esclarecer dúvida em relação a vida pessoal, profissional e amorosa.

Os búzios podem trazer importantes influências na tomada de decisões pertinentes a negócios. Durante o jogo também é possível descobrir trabalhos feitos e indicar soluções para quebrar feitiços feitos que possam vir a agir contra você.

Búzios aberto
No jogo aberto as peças possuem uma espécie de “quebra” nas costas da concha, originando um buraco. Quando estas conchas caem na posição em que o buraco encontra-se para cima o jogo é chamado de búzios aberto.

Búzios fechado
Já no jogo fechado as peças são sofrem esta “quebra”, as conchas deste tipo de jogo, comumente não possuem aquelas fendas comuns nas demais peças do jogo.

Como é jogado?
O primeiro passo fundamental para o jogo de búzios é a preparação das peças. Neste momento de preparação as pedras são lavadas e misturadas com ervas, colônias e outras especiarias. Após este momento os búzios são deixados ao sereno durante uma noite de lua cheia, isso proporciona as conchas uma conexão ainda mais profunda com os orixás.

Após a purificação das pedras a Mãe de Santo responsável deve realizar o jogo.  As peças são jogadas sobre um pano branco na presença de uma vela acessa, um incenso e um copo de água filtrada. O responsável pela leitura do jogo deve estar descalço e não deve ter ingerido bebidas alcoólicas ou fumado no dia do jogo.

A mãe de Santo deve fazer uma oração de pedido de licença para abrir o jogo, esta oração deve ser iniciada com uma inovação a Exu e com a finalização destinada a Oxalá.

Após este ritual de purificação e realização da oração de licença para abrir o jogo, a Mãe de Santo pode realizar a leitura e identificação das respostas proporcionadas pelo jogo. Conheça o nosso portal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente